Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE MIRANDA PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE MIRANDA PINHEIRO
DATA: 14/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/ecw-xtby-yyg
TÍTULO:

Analisando como a Participação em Eventos Colaborativos de Curta Duração Ajuda Donos de Startups


PALAVRAS-CHAVES:

startups, hackathons, eventos colaborativos de curta duração


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Eventos colaborativos com limite de tempopodem ser conhecidos como hackathons, data dives, codefests, hack days, sprints, edit-a-thons, mapa-thons, entre outros (FILIPPOVA et al., 2017). Eles reúnem pessoas que vão trabalhar colaborativamente em um curto espaço de tempo (algo entre 24 horas e 48 horas) para desenvolver novos aplicativos ou produtos que busquem resolver um determinado problema (BRISCOE, 2014).

Com o tempo, esses eventos têm se tornado cada vez mais populares (FILIPPOVA et al., 2017). Eles também estão ganhando cada vez mais atenção de empresas e pesquisadores (NOLTE et al., 2018) e são um ambiente propício para a inovação com tecnologias digitais aplicadas a uma grande variedade de cenários, como música, jogos, bem-estar físico, dados abertos, educação e muitos outros (BRISCOE, 2014).

É possível considerar esses tipos de eventos como um ponto de partida para um startup, já que eles proporcionam um local de trabalho compartilhado, consultoria com profissionais do ramo empresarial e acesso a uma rede de contatos (DEHLI, 2016). Além disso, há estudos que mostram como estes eventos podem ajudar no aprendizado de habilidades empreendedoras e uma maior capacidade de apresentar uma ideia de negócio viável (SZYMANSKA et al., 2020; AVILA-MERINO, 2019; HECHT et al., 2014). O trabalho de Cervantes e Nardi (2012) mostra como estes acontecimentos auxiliaram no desenvolvimento de uma cultura de inovação e colaboração na comunidade de startups localizadas no México. Por outro lado, a pesquisa de Nolte (2019) revela que na maioria das vezes, os fundadores de startups localizadas na Estônia começaram a participar de hackathons após fundar suas startups, no entanto não se sabe ainda o que os levou a participar destes casos. Assim, pode-se presumir que esses eventos possam ter contribuído de alguma forma para o surgimento dessas startups.

De um modo geral, esta pesquisa visa verificar quais são as contribuições que a parti- cipação em eventos colaborativos de curta duração proporcionam para os donos de startups. Essa é uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa com donos de startups que já tenham participado de algum evento colaborativo de curta duração. Para coletar os dados dessa pesquisa, serão realizadas entrevistas semiestruturadas para tentar entender como este fenômeno influenciou suas startups a partir da opinião destes participantes. Com isso, espera-se obter uma melhor compreensão de como os donos de startups se beneficiam ao participar de um evento de curta duração. Desta forma, os organizadores de eventos poderão planejá-los de tal maneira que possam gerar efeitos ainda mais positivos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1257623 - CLEIDSON RONALD BOTELHO DE SOUZA
Interno - 2323064 - FILIPE DE OLIVEIRA SARAIVA
Externo à Instituição - CARINA FROTA ALVES
Notícia cadastrada em: 30/08/2021 18:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1