Notícias

Banca de DEFESA: SARA DAS MERCES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA DAS MERCES SILVA
DATA: 30/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

Uso da Realidade Aumentada no Ensino Médio: Um Estudo de Caso aplicado às Ciências Exatas contextualizado ao Ciclo de Queimadas na Amazônia.


PALAVRAS-CHAVES:

Computação na Educação, Realidade Aumentada, Ciências Exatas.


PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

A Realidade Aumentada vem sendo utilizada em diferentes áreas de conhecimento, tais como: medicina e saúde, arquitetura e projetos, artes e educação, onde surge como um recurso da Computação para atender as possíveis necessidades dos professores, pois possibilita a mescla de informações virtuais em objetos do mundo real. Sendo assim, a Realidade Aumentada pode ajudar no ensino de disciplinas que abrangem conteúdos mais abstratos das Ciências Exatas. Este trabalho apresenta um projeto interdisciplinar para o ensino de Ciências no ensino médio, através de recursos de Realidade Aumentada nas disciplinas de Química, Física e Matemática. O projeto é baseado na abordagem Ciência-TecnologiaSociedade-Ambiente que objetiva desenvolver o senso crítico dos estudantes sobre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Meio Ambiente. As atividades são contextualizadas à realidade dos alunos, por meio de uma sequência didática focada no ciclo de queimadas na Amazônia, considerando que o público alvo do projeto são estudantes e professores de escolas públicas da região amazônica. Para subsidiar a execução do projeto junto aos alunos e professores, construiu-se uma ferramenta online de Realidade Aumentada, intitulada CiênciAR. A ferramenta passou por avaliação com especialistas, por meio do teste educacional PETESE. Os resultados mostraram que, segundo mais de 80% dos especialistas, o CiênciAR pode ser aplicado nas aulas remotas e presenciais, promover a interdisciplinaridade e contribuir para melhorar a visualização de conteúdos abstratos, além de permitir a discussão do ciclo de queimadas na Amazônia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1808111 - JOSIVALDO DE SOUZA ARAUJO
Interno - 1738946 - FABIOLA PANTOJA OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Externo ao Programa - 3331368 - YOMARA PINHEIRO PIRES
Notícia cadastrada em: 30/06/2021 09:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2