Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRÍCIO WICKEY DA SILVA GARCIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRÍCIO WICKEY DA SILVA GARCIA
DATA: 21/06/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Remotamente - Google Meet
TÍTULO:

Uma Proposta de Abordagem para o Ensino de Algoritmos usando Metodologias Ativas em Cursos Superiores de Computação


PALAVRAS-CHAVES:

Algoritmos; Introdução a programação de computadores; Educação em programação; Metodologias ativas.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

O ensino de algoritmos vem se mostrando bastante desafiador nos últimos anos. A disciplina de algoritmos fornece uma base para todas as disciplinas subsequentes de programação em um curso de graduação. Os conteúdos relacionados à programação são considerados complexos e de difícil entendimento, isso acaba gerando elevadas taxas de reprovação nas disciplinas e, consequentemente, pode influenciar no aumento do índice de evasão nos cursos da área de computação. Diante disso, torna-se de grande importância explorar novas formas de intervenção pedagógica na sala de aula, como as metodologias ativas que vêm gerando resultados promissores como a melhoria nas taxas de aprovação nas disciplinas de algoritmos ou equivalentes, bem como a diminuição nas taxas de evasão dos cursos da área de computação, além de proporcionar um aprendizado mais autônomo. O objetivo deste trabalho é apresentar um plano de ensino voltado para a disciplina de algoritmos, elaborado com base em seis metodologias ativas, que são: (i) Ambientes Virtuais de Aprendizagem -AVA; (ii) Coding Dojo; (iii) Gamificação; (iv) Problem Based Learning – PBL; (v) Sala de Aula Invertida - SAI e (vi) Jogos Sérios, detalhando todas as etapas de elaboração do plano de ensino, assim como as unidades de ensino que são trabalhadas em cada dia de aula. Neste trabalho também serão apresentados os resultados da avaliação técnica do plano de ensino que foi feito por professores especialistas no uso de metodologias ativas e no ensino de algoritmos. Para o desenvolvimento deste trabalho, primeiramente foi realizada uma Revisão quasi-Sistemática da Literatura (RqSL), que permitiu identificar as principais formas de intervenção que estão sendo utilizadas atualmente no ensino de algoritmos. Em seguida, realizou-se a elaboração do plano de ensino a partir das metodologias ativas que foram identificadas na etapa anterior e, por fim, realizou-se a avaliação através da técnica de revisão por pares, que contou com a participação de professores com experiência no ensino de algoritmos e no uso de metodologias ativas. Como resultados, tem-se um plano de ensino que é inteiramente moldado a partir de metodologias ativas, o qual é composto por 17 aulas teóricas e práticas, distribuídas em 5 módulos. Este plano é baseado em referenciais de currículum como a  Sociedade Brasileira de Computação (SBC),  Association for Computing Machinery (ACM) e Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE).  Além disso, um estudo de caso está sendo executado para avaliar o efeito no aprendizado de Algoritmos, no nível de aplicação, promovido pelo uso das abordagens ativas de ensino em alunos de cursos de graduação na área da computação e espera-se que os resultados permitam identificar os aspectos positivos e negativos de cada abordagem utilizada, permitindo assim a realização de ações de melhoria no plano de ensino de forma a aprimora-lo para futuras aplicações.  Por fim, a elaboração de um plano de ensino que foi construído com base em relatos e boas práticas presentes na literatura torna-se de grande importância, pois pode permitir a diversificação da forma de ensinar assuntos complexos que causam um grande índice de reprovações em disciplinas de algoritmos. Vale ressaltar que o material também serve de base para futuras pesquisas que busquem a elaboração de ferramentais de apoio ao processo de ensino e aprendizado de algoritmos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Interno - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA
Externo à Instituição - JULIO CEZAR COSTA FURTADO
Notícia cadastrada em: 25/05/2021 11:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1