Banca de DEFESA: RAFAEL MARTINS FEITOSA

DISCENTE: RAFAEL MARTINS FEITOSA
DATA: 05/04/2021
LOCAL: On-line

Um Modelo de Ambiente Inteligente de Aprendizagem para Auxiliar a Curadoria Educacional

Ambientes Inteligentes de Aprendizagem, Sistemas de Recomendação, Mineração
de Opinião, Curadoria Educacional

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

A sobrecarga de informação é um fenômeno que resulta na perda de tempo na busca de material de estudo relevante, escassez de atenção e falta de retenção do conteúdo aprendido, entre outros fatores prejudiciais para a aprendizagem. Considerando este grande volume de informações em um contexto educacional, diversos autores apontam para o uso da curadoria como atividade essencial para o tratamento deste excesso. Como a curadoria é uma tarefa que requer investimento contínuo de tempo e esforço, Sistemas de Recomendação e de Recuperação da Informação tem sido empregados para ajudar a encontrar e sugerir itens relevantes baseados no objetivo dos usuários. Neste processo de recomendação, as opiniões de outros usuários também são percebidas como importantes para a escolha de itens relevantes. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo propor um modelo computacional que integra técnicas de Recuperação da Informação, Sistemas de Recomendação e Mineração de Opinião, visando apoiar a realização de curadoria educacional e orientação de estudos em ambientes inteligentes de aprendizagem. No modelo proposto os materiais educacionais disponíveis, além de serem cadastrados pelos usuários também são sugeridos automaticamente a partir de repositórios de objetos de aprendizagem, plataformas de conteúdo e web crawling. Para identificar lacunas de conhecimento do estudante é realizado um teste de nivelamento para uma disciplina escolhida. A partir dessas necessidades identificadas são sugeridos tópicos e materiais de estudos de forma adaptada. Essa recomendação também leva em consideração os comentários de outros usuário sobre estes materiais através de processamento automático pela Mineração de Opinião. Para validação desta abordagem foi desenvolvido um ambiente virtual inteligente de aprendizagem baseado no modelo proposto. Este ambiente foi utilizado em uma sessão de treinamento profissional de curto período com 13 participantes e em seguida foi aplicado um questionário com seis itens sobre o tema de estudo antes e após o uso do ambiente e houve um aumento na média de acertos após o estudo pelo ambiente. Para avaliação do módulo de Mineração de Opinião foi utilizado um dataset criado a partir da avaliação semestral respondida por estudantes, no qual foi comparado o resultado do processamento automático com a anotação manual de uma pessoa, alcançando um resultado de Medida F1 de 0,787. Posteriormente o sistema foi avaliado por 23 alunos universitários quanto a recomendação e usabilidade do sistema, alcançando 84,3 pontos na escala de usabilidade do sistema (SUS). Portanto, com base nos resultados encontrados o uso do ambiente baseado no modelo proposto se mostra promissor para auxiliar a curadoria educacional e assim contribuir para um melhor processo de ensino-aprendizagem.

Presidente - 2378314 - JEFFERSON MAGALHAES DE MORAIS
Interno - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Interno - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Externo ao Programa - 361671 - MARIANNE KOGUT ELIASQUEVICI