Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: IAN CAMPOS BEZERRA REGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IAN CAMPOS BEZERRA REGO
DATA: 16/04/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Remotamente via Google Meet
TÍTULO:

Proposta de um modelo genérico de Game Design Document


PALAVRAS-CHAVES:

GDD, RSL


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Designde um jogo representa a etapa em que a equipe toma as decisões sobre os aspectos do jogo, descrevendo os elementos gráficos, conceituais, definindo a jogabilidade, imaginando como será o jogo futuramente (MORAIS e SILVA, 2009). Nesse contexto, o Game DesignDocument(GDD) tem o papel fundamental de sintetizar dos dados gerados durante essa fase (CARVALHO et al., 2019).

Entretanto, a etapa de designenfrenta dificuldades em sua execução que podem levar a sérios problemas. Um desses problemas é a sua documentação, pois caso seja altamente estruturada pode prejudicar o processo artístico do designere caso não haja documentação os conceitos e as informações definidas podem ser mantidos apenas na memória dos integrantes da equipe, correndo um risco de perder dados importantes como definições e justificativas das escolhas (CALLELE et al., 2005).

Segundo MORAIS e SILVA (2009), o processo de designdo jogo é a fase mais importante do projeto de desenvolvimento de jogos, pois ela se relaciona com todas as demais fases do projeto Assim, uma falha em sua execução pode comprometer a qualidade de todo o processo. Além disso, o sucesso de um jogo perante a comunidade de jogadores é altamente dependente de boa ideias geradas durante o design, logo um bomdesigntende a gerar bons projetos e jogos de sucesso.

Nesse contexto, diversos estudos na área de jogos apresentam esforços para criar metodologias e métodos que auxiliem a execução do processo de designde jogos, como por exemplo o modelo de GDD proposto por SARINHO (2017), onde as principais informações definidas no designdo jogo são documentadas de forma ágil e prática em um quadro canvas.

Dessa forma, essa pesquisa tem o objetivo produzir um modelo genérico de game design documentque possa dar suporte a qualquer tipo projeto em sua etapa de design,independente do seu gênero ou temática de jogoAssim, disponibilizando à comunidade científica um modelo de GDD que apoie o processo de design de jogos, tornando-o mais eficiente e produtivo.

Para realização dos objetivos definidos, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura que serviu como base de conhecimento para a construção do modelo de GDD proposto, além de um painel de especialista para a estruturação desse modelo e caracterização de obrigatoriedade em certos itens. Posteriormente, houve a aplicação do GDD proposto em jogos e futuramente será realizada a aplicação em um novo projeto como forma de avaliação e posterior consolidação do modelo geral de GDD final.

Destarte, espera-se que com a conclusão das etapas restantes haja a criação de um modelo genérico de GDD que possa apoiar diretamente qualquer tipo de projeto de jogos que busque documentar a fundamental etapa de design, proporcionando qualidade, corretude e eficiência ao projeto e consequentemente a toda a comunidade beneficiada pelo jogo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Externo à Instituição - JULIO CEZAR COSTA FURTADO
Notícia cadastrada em: 12/03/2021 22:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2