Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAAC SOUZA ELGRABLY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAAC SOUZA ELGRABLY
DATA: 29/09/2020
LOCAL: Remotamente

UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE TESTES DE SOFTWARE EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO

Testes de Software; Engenharia de Software; Educação na Engenharia de Software; Qualidade de Software

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

A atividade de testes de software é importante, pois se espera que os desenvolvedores construam software com boa qualidade e a utilização dos testes mostra que essa é uma tarefa complexa. Diante disso, essa é uma atividade consideravelmente relevante para a indústria de software, porém ainda não tem uma construção curricular priorizada em nível acadêmico. Este trabalho tem como objetivo propor uma abordagem de ensino de testes de software. A metodologia adotada é composta por metodologias ativas de ensino. Um currículo de ensino de testes foi construído utilizando como base os seguintes itens: pré-requisitos, questões norteadoras, conteúdo programático, estratégias de ensino e resultados esperados. Em seguida, foi desenvolvido um plano de ensino que faz uso de abordagens práticas de ensino apoiadas em práticas, como a gamificação e o ensino lúdico para motivar e engajar os participantes, trazendo tarefas e tecnologias comuns na indústria de software em paralelo às aulas expositivas clássicas, a fim de desenvolver determinadas habilidades e conhecimento que são utilizadas por profissionais de teste na indústria de software. Como contribuição, este trabalho espera ajudar a fortalecer os vínculos entre as universidades e a indústria de software a partir da proposta de ensino de testes, almejando criar profissionais mais adaptados a estas organizações.

Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Interno - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA