Banca de DEFESA: JULIO CEZAR COSTA FURTADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO CEZAR COSTA FURTADO
DATA: 15/06/2020
LOCAL: FC-01

Uma Abordagem para o Ensino do Controle Estatístico de Processos em Cursos Superiores de Computação

Controle estatístico de processos; Engenharia de software; Educação na engenharia de software; Melhoria de processos de software; Qualidade de Software.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Um processo considerado sob controle estatístico deve ser estável e repetível. A importância do Controle Estatístico de Processos (CEP) para a indústria de software cresceu nos últimos anos, muito devido ao uso de modelos de qualidade. Para entender a importância do CEP para a indústria de software, um survey foi aplicado para engenheiros de software. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo propor uma abordagem de ensino para o CEP, onde o processo de ensino-aprendizagem é centrado no aluno. A abordagem adotada para esta pesquisa envolve: leitura de artigos e relatos de desempenho de experiências, casos práticos, discussão, uso de jogos e simuladores, projetos práticos e reflexão dos alunos sobre os conhecimentos aprendidos e as atividades realizadas. Uma avaliação foi realizada com estudantes de graduação matriculados em um programa de bacharelado em Ciência da Computação, que foram divididos em um grupo controle e um grupo experimental. Ao final, os dois grupos realizaram um projeto prático para avaliar a eficácia do aprendizado adquirido pelos alunos. Os resultados do estudo sugerem que houve uma diferença na eficácia do aprendizado resultante da abordagem de ensino e do ensino tradicional. Um ganho médio de 30,06% foi observado no grupo experimental, o que é evidência de um aumento significativo na eficácia da aprendizagem.

Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Externo ao Programa - 327891 - BENEDITO DE JESUS PINHEIRO FERREIRA
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA