Banca de DEFESA: IGOR ERNESTO FERREIRA COSTA

ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

O teste exploratório é uma abordagem que se tornou bastante relevante no processo de teste de software e, com isso, cresceu sua aplicação no cenário industrial, principalmente em razão da emergente utilização de práticas ágeis no processo de desenvolvimento de software para atender o Time to Market. Contudo, é um assunto pouco discutido no contexto acadêmico. Por esse motivo, este trabalho utiliza a gamificação como estratégia sistemática no ensino-aprendizagem de teste exploratório na forma de experimento com duas turmas, sendo uma turma com alunos da graduação em Ciência da Computação e na outra turma com alunos formados em Técnico em Informática, almejando manter um forte engajamento dos estudantes e estimular o bom desempenho, com isso, resultar na obtenção de estudantes preparados para utilizar esta abordagem de teste no contexto industrial e acadêmico. Como resultados finais, os participantes obtiveram bons desempenhos de modo geral, havendo relatos dos estudantes que a gamificação facilitou e colaborou bastante para alcançar o melhor desempenho convergindo com os dados quantitativos obtidos. Isto pode ser evidenciado, principalmente, pelo fato que ambas as execuções (turmas) do experimento alcançaram um percentual superior a 70% de aproveitamento, isto é, houve um ótimo desempenho de modo geral analisado pela relação das medalhas obtidas por participação.

Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 1277614 - GUSTAVO HENRIQUE LIMA PINTO
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA
Notícia cadastrada em: 23/01/2020 15:19