Notícias

Banca de DEFESA: CAIO PINHEIRO DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO PINHEIRO DE CARVALHO
DATA: 03/01/2020
HORA: 09:30
LOCAL: FC-02
TÍTULO:

Um Conjunto de Características de Personalização da Interação para Jogos Adaptáveis


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos Adaptáveis; Personalização da Interação; Acessibilidade; Tecnologias Adaptáveis; Desenvolvimento por Usuário Final.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO:

Grande parte dos jogos digitais disponíveis no mercado não leva em consideração o contexto de acessibilidade, o que exclui uma parcela da população, como crianças com deficiência. Existem pesquisas que apresentam jogos com opções de customização da interação, no entanto, geralmente pensados para deficiências específicas. A proposta desse trabalho é investigar características de personalização da interação em jogos, possibilitando que um profissional especializado possa adequar o jogo para um paciente específico em suas sessões de atendimento. Para isso, realizamos uma revisão sistemática da literatura sobre jogos adaptáveis e um estudo empírico onde investigamos três jogos que foram desenvolvidos e avaliados com profissionais de saúde especializados no atendimento de crianças com deficiência. Os resultados geraram um conjunto de características customizáveis para jogos adaptáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Externo ao Programa - 1738946 - FABIOLA PANTOJA OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - INGRID TEIXEIRA MONTEIRO
Notícia cadastrada em: 27/12/2019 09:41
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1