Banca de DEFESA: ANDRE DE JESUS ARAUJO RAMOS

DISCENTE: ANDRE DE JESUS ARAUJO RAMOS
DATA: 18/12/2019
LOCAL: LABCOMP-02 - ICEN

Simulação baseada em Dinâmica de Sistemas para o ensino da fisiologia do eixo Hipotálamo-hipófise-tireoide no contexto da graduação em medicina

Simulação. Dinâmica de Sistemas. Endocrinologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Software Básico

O uso de simuladores na saúde para fins educacionais e de treinamento tem sido uma prática bastante desenvolvida e incentivada. Sua implementação tem seguido diversas metodologias dentre elas a simulação auxiliada por computador. Na endocrinologia, faltam estudos utilizando simuladores como ferramenta de ensino em nível de graduação. Assim, foi desenvolvido um protótipo de simulador para ensino do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide (HHT), denominado EndoSim-LZ, que executa um modelo de Dinâmica do Sistema (DS) para esse eixo, baseado nas relações e valores encontrados em Martins and Monteiro (2010). A DS é uma metodologia de modelagem e simulação assistida por computador que implementa o pensamento sistêmico, buscando explicações endógenas para o comportamento gerado pela estrutura de qualquer sistema que contenham estoque e fluxo. Assim, o EndoSim-LZ explora ainda mais o potencial da metodologia, representando graficamente as glândulas envolvidas no eixo HHT e suas inter-relações de estímulo, produção e feedback. O funcionamento básico do EndoSim-LZ consiste que o aluno possa controlar os valores de qualquer hormônio do eixo e verificar a repercussão na produção dos demais. Objetivo: Avaliar a percepção dos endocrinologistas sobre o potencial do EndoSim-LZ como uma ferramenta para auxiliar no ensino do eixo HHT na graduação médica. Métodos: O EndoSim-LZ foi avaliado por nove endocrinologistas. Esta avaliação utilizou um survey adaptado de Savi et al. (2010) sobre a eficácia educacional dos jogos, uma vez que as simulações são um tipo de jogo educativo. Resultados: Os principais pontos negativos estão relacionados ao interesse em aprender mais sobre o eixo HHT; os principais pontos positivos estão relacionados à interface, interação, à relevância e utilidade. Conclusão: Devido a essas descobertas iniciais, melhorias de interface e interação estão sendo feitas para se tornarem mais simples e intuitivas. Eventualmente, o EndoSim-LZ será avaliado experimentalmente em relação à sua eficácia educacional.

Interno - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Externo ao Programa - 1504719 - RAFAEL OLIVEIRA CHAVES
Externo à Instituição - MILENA COELHO FERNANDES CALDATO
Notícia cadastrada em: 13/12/2019 11:20