Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: YVAN PEREIRA DOS SANTOS BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YVAN PEREIRA DOS SANTOS BRITO
DATA: 24/05/2019
HORA: 18:30
LOCAL: UFPA, ICEN, Sala LABCOMP-02
TÍTULO:

Geração de Dados Sintéticos utilizando Ferramentas Virtuais de Desenho


PALAVRAS-CHAVES:

Gerador de dados sintéticos, Ferramentas Virtuais de Desenho, Avaliação de visualização da informação, Avaliação de aprendizado de máquina.


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

A geração de dados sintéticos tem sido bastante estudada recentemente, já que com dados sintéticos é possível construir perfis de dados que podem ser difíceis de serem obtidos na vida real. No entanto, muitos trabalhos da área são de difícil utilização e exigem do usuário um conhecimento matemático avançado para construção de perfis de dados que satisfaçam os testes de avaliação de seus trabalhos em análise de dados e não fornecem meios de compartilhar os perfis de dados com outros pesquisadores para replicação dos mesmos. Este trabalho apresenta um gerador de dados sintéticos que utiliza interação por meio de ferramentas virtuais de desenho inspiradas em softwares populares de geração de imagens a fim de facilitar a construção de perfis de dados. O usuário pode desenhar em um plano de duas dimensões curvas de Bézier, elipses, retas e quadrados de modo que os dados serão gerados de acordo com o desenho feito pelo mesmo. Durante a criação do modelo, o usuário pode visualizar o comportamento dos dados para analisar se os dados gerados já possuem as características desejadas. A interação com ferramentas virtuais de desenho foi desenvolvida juntamente com um gerador de dados sintéticos que utiliza uma combinação de outros geradores para criar um modelo mais complexo. O software é de código aberto e livre para uso. Por fim, são apresentados cenários de uso, um deles mostrando como é possível interagir as ferramentas de desenho com os blocos de geração de dados disponíveis na aplicação e como tais dados gerados se distribuem no desenho a partir dessa interação, um para aprendizado de máquina e outro para visualização da informação, explicando para esses dois últimos como criar dados e como eles podem auxiliar no processo de avaliação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2410749 - CARLOS GUSTAVO RESQUE DOS SANTOS
Interno - 2325270 - BIANCHI SERIQUE MEIGUINS
Interno - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Externo à Instituição - RAFAEL VERAS GUIMARAES
Externo à Instituição - REGINALDO CORDEIRO DOS SANTOS FILHO
Notícia cadastrada em: 18/06/2019 12:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2