Banca de QUALIFICAÇÃO: LENNON SALES FURTADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LENNON SALES FURTADO
DATA: 11/12/2018
LOCAL: FC-02

Um Método de Ensino para o Processo de Medição de Software Baseado em Gamificação e Jogos Sérios

Medição de Software, Gamificação, Jogos Sérios, Método de Ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Contexto: Programas de melhoria de processos de software têm um dos fundamentos no processo de medição de software. Mesmo com tamanha importância, a literatura ressalta que muitos alunos estão deixando a academia sem a capacidade de conduzir tal processo. E isso pode ser entendido pela maneira como esse processo é encarado, a saber, demorado e difícil de entender. Ademais, é notória a ausência de fatores que motivem o domínio do processo de mensuração de software durante a vida acadêmica dos alunos. Neste contexto, a aplicação de jogos sérios e gamificação tem-se mostrado como alternativa interessante no contorno desta problemática, uma vez que tais abordagens são bem aceitas pelos distintos perfis de estudantes e podem ter um efeito motivador e engajador para estes. Objetivo: o objetivo deste trabalho é identificar diferentes abordagens no ensino de Medição de Software e Melhoria de Processos de Software por propostas de gamificação e jogos sérios a partir de uma revisão sistemática da literatura, buscando caracterizar o estado da arte sobre o uso de métodos relacionados à gamificação e jogos sérios nos referidos assuntos. Para assim, apresentar um método de ensino do processo de medição de software a partir de uma classe de aula gamificada com auxílio de jogos sérios. Sendo que este método tem por finalidade incentivar a interação em sala de aula e com isso fomentar o interesse pelo referido processo. Método: foi realizada uma revisão sistemática para identificar estudos primários que abordam o uso, proposta ou avaliação de gamificação, jogos sérios, seus elementos e mecânica de jogo em engenharia de software. Enquanto a abordagem baseada em jogos, esta foi validada por meio de um experimento aplicado em uma turma de 15 estudantes, onde os alunos aplicavam diferentes critérios para avaliar os módulos da abordagem. Resultados: identificamos 102 estudos primários, publicados entre 2000 e 2016. E como resultado da abordagem baseada em jogos, foi obtido um nível de mais de 80% de avaliações com os critérios bom e excelente para a gamificação, sendo que esta ajudou no processo de ensino de medição de software a partir da criação de um ambiente competitivo e colaborativo com foco nas interações em sala de aula. Conclusões: embora o uso de jogos sérios e gamificação em engenharia de software não seja recente, há um grande espaço a ser explorado, especialmente em Melhoria de Processos de Software e Medição de Software.

Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Interno - 1277614 - GUSTAVO HENRIQUE LIMA PINTO
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA