Banca de DEFESA: EDSON COSTA DIAS

DISCENTE: EDSON COSTA DIAS
DATA: 25/10/2018
LOCAL: FC-01

PROCESSO DE SOLUÇÃO TÉCNICA DO CMMI-DEV PARA PROJETOS DE MANUTENÇÃO DE SOFTWARE: UM ESTUDO DE CASO DE IMPLEMENTAÇÃO

Qualidade de Software, Melhoria de Processo de Software, Solução Técnica, Manutenção de Software.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Organizações que atuam no segmento de desenvolvimento de software desempenham papéis importantes no contexto econômico mundial, isso é um fato evidente nos dias atuais. Parte dessas organizações são caracterizadas como Pequenas e Médias Empresas (PME) e elas reconhecem que para produzirem softwares com qualidade e concentrarem esforços para serem competitivas na indústria, precisam melhorar seus processos das atividades de produção de software. Há ainda um segmento das PME de softwares que concentram grande parte de suas atividades na manutenção de software e enfrentam dificuldades nas tarefas para correção de erros no código ou mesmo para adaptação ou evolução dos requisitos dos softwares. Neste contexto, esta dissertação apresenta uma abordagem de um processo de Solução Técnica (Technical Solution– TS) para projetos de manutenção de software tendo como referência o modelo CMMI-DEV. O propósito da área TS é projetar e implementar os requisitos quando estes já estão desenvolvidos e prontos. O caso de implementação dessa área foi realizado no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O CTIC tendo o perfil de uma PME, é o órgão da instituição que possibilita soluções de tecnologias de informação e comunicação para a comunidade universitária da UFPA, incluindo serviços de desenvolvimento e manutenção dos produtos de softwares utilizados na pela instituição. A implementação da TS no CTIC partiu de um mapeamento da área na organização, seguido da modelagem e finalizando com uma avaliação para ter a evidência de que a implementação realizada na organização estivesse aderente às práticas descritas no modelo CMMI-DEV. Após a avaliação, foi possível constatar que o objetivo pretendido foi alcançado, uma vez que a organização teve seu processo de Solução Técnica mapeado, modelado e melhoradopara as atividades de manutenção de software, tornando a proposta do processo viável e útil, contribuindo como um método para implementar áreas de processo seguindo a representação contínua do CMMI-DEV em PME.

Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA
Notícia cadastrada em: 26/09/2018 09:43