Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO HENRIQUE CARVALHO BARROSO

DISCENTE: PAULO HENRIQUE CARVALHO BARROSO
DATA: 09/08/2018
LOCAL: FC-02-ICEN

Análise de Desempenho da utilização de Contêineres Docker e Máquinas Virtuais para a aplicação do Sistema de Gestão Acadêmica na Universidade Federal do Pará

Contêineres. Docker. Avaliação de Desempenho. Máquinas Virtuais.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Novas tecnologias de virtualização como contêineres contribuem de forma decisiva na otimização do uso de recursos computacionais seja em centro de dados corporativos, quanto em ambientes de provedores de serviços de nuvem. Os ambientes que fazem uso de contêineres para provisionamento de aplicações têm se popularizado e são considerados como uma alternativa leve ao ambiente de hipervisores, pois trazem vários benefícios, tais como: menor sobrecarga do hardware, redução de falhas em função da configuração, atualizações e erros de softwares e maior velocidade na inicialização. A facilidade oferecida pelo Docker simplificou a criação e execução de contêineres. O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) faz uso em sua maioria de máquinas virtuais e possui potencial de melhorar a utilização do recursos e velocidade de aplicações críticas como Sistema de Gestão Acadêmica na utilização da tecnologia de contêineres. Este trabalho se propõe a realizar uma avaliação de desempenho do banco de dados do SGA (Sistema de Gestão Acadêmica) ao comparar a utilização de contêineres Docker em relação aos ambientes de instalação nativa (Baremetal) e virtualização com hipervisores para validar a viabilidade de adoção dessa tecnologia e constatar os seus benefícios para utilização no centro de dados da UFPA. Para atingir os objetivos são utilizadas ferramentas de benchmark para medir a utilização dos recursos computacionais em ambientes nativo, Docker e Xen a fim de propor a melhor tecnologia de virtualização para o centro de dados do CTIC aumentando a disponibilidade, velocidade e melhor utilização dos recursos.

Presidente - 2378314 - JEFFERSON MAGALHAES DE MORAIS
Interno - 2244893 - DENIS LIMA DO ROSÁRIO
Externo ao Programa - 2184858 - DIONNE CAVALCANTE MONTEIRO
Externo ao Programa - 1355158 - RAIMUNDO VIEGAS JUNIOR