Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALISSON CARDOSO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALISSON CARDOSO GOMES
DATA: 22/03/2018
HORA: 14:00
LOCAL: ICEN
TÍTULO:

AABC: uma Versão Melhorada do Algoritmo Artificial Bee Colony com Comportamento Adaptativo


PALAVRAS-CHAVES:

Inteligência de Enxame, Artificial Bee Colony, Adaptativo, Velocidade de Convergência, Dimensionalidade, Gradiente, Otimização.


PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO:

O Artificial Bee Colony (ABC) é uma das mais populares meta-heurísticas atualmente. Proposto em 2005, ele apresenta boa eficiência e baixo custo computacional, sendo utilizado em vários problemas de otimização em diferentes áreas. Entretanto, sabe-se que o ABC, apesar da boa capacidade de exploração, pode apresentar uma velocidade de convergência pobre e ter problemas ao refinar soluções. Com o objetivo de melhorar estes pontos do algoritmo, este projeto visa desenvolver uma versão melhorada do ABC chamada Adaptative Artificial Bee Colony (AABC), onde esforços são feitos para aperfeiçoar diferentes etapas do ABC. Esses mecanismos serão desenvolvidos de forma que não seja adicionada complexidade extra de configuração ao ABC e que se ajustem às características do problema sendo trabalhado. Assim, é proposta uma nova forma de escolher o número de coordenadas a serem atualizadas na posição das soluções e propõe-se o uso inteligente de derivadas parciais aproximadas para melhoria da velocidade de convergência e precisão do algoritmo. Resultados preliminares com funções de otimização clássicas da literatura mostram avanços no funcionamento do ABC e assim na viabilidade dos mecanismos propostos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1809092 - CLAUDOMIRO DE SOUZA DE SALES JUNIOR
Interno - 2323064 - FILIPE DE OLIVEIRA SARAIVA
Externo à Instituição - FABIO MANOEL FRANCA LOBATO
Notícia cadastrada em: 23/02/2018 10:42
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2