Notícias

Banca de DEFESA: ALUIZIO RAMOS PEREIRA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALUIZIO RAMOS PEREIRA NETO
DATA: 23/02/2018
HORA: 08:00
LOCAL: FC01
TÍTULO:

UM ESTUDO SISTEMÁTICO SOBRE O CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS E A DEFINIÇÃO DE UM CATALAGO DE ABORDAGENS


PALAVRAS-CHAVES:

Engenharia de Software Baseada em Evidências, Controle Estatístico de Processos, Revisão Sistemática da Literatura, catálogo de abordagens.


PÁGINAS: 218
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

O Controle Estatístico de Processos (CEP) tem sido utilizado em organizações de software (acadêmicas e industriais) para a análise dos processos fundamentais, aderentes aos objetivos estratégicos da organização. O CEP é utilizado na representação (gráficos de controle) e análise dos dados coletados (medição) dos processos da organização. Através desta análise, os desvios (falhas) dos processos são identificados e corrigidos. Assim, é definida a estabilidade e a capacidade do processo (baseline). Existem alguns estudos que falam sobre o CEP no contexto de software, entretanto, estes ainda não descrevem de forma aprofundada as abordagens relacionadas ao mesmo. O objetivo desta dissertação de mestrado é desenvolver uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que identifique quais abordagens: frameworks, métodos, ativos, ferramentas que apoiam o Controle Estatístico de Processos. Com estes resultados, foi definido um catálogo de abordagens, descrevendo e exemplificando as formas de uso de cada delas. O catálogo pode auxiliar as organizações de software a compreender e aplicar melhor as abordagens nele descritas, facilitando, assim, a implementação do CEP nas organizações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 325940 - ALFREDO BRAGA FURTADO
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA
Notícia cadastrada em: 02/02/2018 16:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2