Notícias

Banca de DEFESA: CASSIO TRINDADE BATISTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASSIO TRINDADE BATISTA
DATA: 06/12/2017
HORA: 09:30
LOCAL: FC-02 - ICEN/UFPA
TÍTULO:

Uma Proposta de Sistema de Controle Remoto Universal e Multimodal Baseado em Movimentos da Cabeça e Comandos de Voz.


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia assistiva; controle remoto universal; open-source; estimação da pose da cabeça; síntese de voz; e reconhecimento automático de voz.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
RESUMO:

A evolução tecnológica, num sentido amplo, caminha para que as pessoas possam interagir com os equipamentos eletrônicos de forma mais fácil. Por outro lado, para pessoas com deficiência, essa interação torna-se algo mais do que simples: ela se torna possível.  Este trabalho apresenta uma proposta de um sistema de controle remoto universal, multimodal, livre e de baixo custo que permite o controle remoto de dispositivos eletrônicos através de comandos de voz e gestos da cabeça. Além disso, um circuito sensor de proximidade foi combinado a módulos de rádio-frequência para agir, em paralelo a um comando de voz, como um acionador externo sem fio.  Dentre as aplicações encontradas a respeito de controles remotos alternativos para aparelhos eletrônicos convencionais (que recebem informação remota via luz infravermelha), nenhuma dá suporte a gestos da cabeça como entrada, tampouco à combinação deste método de interação com a voz, o que certamente seria uma opção viável para pessoas cujos membros superiores são comprometidos. Uma avaliação objetiva foi realizada especificamente sobre as técnicas implementadas como método de entrada do sistema. Como resultado, foi possível constatar muitas vantagens e algumas desvantagens em relação a metodologia proposta. Um teste subjetivo, baseado em um questionário mean opinion score, também foi aplicado com objetivo de avaliar o protótipo do sistema de modo geral, o qual mostrou grande interesse da parte dos participantes em um possível produto final.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2659210 - NELSON CRUZ SAMPAIO NETO
Externo ao Programa - 2894435 - ADALBERY RODRIGUES CASTRO
Externo à Instituição - ANDRÉA DA SILVA MIRANDA
Notícia cadastrada em: 01/11/2017 11:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2