Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAAC SOUZA ELGRABLY

DATA: 04/10/2017
LOCAL: LABCOMP1

O Uso de Elementos de Gamificação para o Ensino da Técnica de TDD

Gamificação; Testes de Software; TDD; Ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Com a maior imersão das equipes de desenvolvimento de software aos métodos e práticas ágeis, tornou-se necessário que os alunos tenham cada vez mais cedo o contato com práticas oriundas dos Testes Ágeis. Assim, este estudo tem como objetivo utilizar conceitos de gamificação para estimular o apoio ao ensino e engajar a motivação de um grupo de alunos na disciplina de Qualidade de Software ministrada na pós-graduação. Para isso, foram separadas aulas para o ensino de testes ágeis que utilizaram elementos de jogos como motivação para os alunos. Diante disso, esta pesquisa teve como resultado um enriquecimento do conhecimento destes alunos em práticas de testes. Este trabalho busca contribuir com o ensino de práticas de testes ágeis para alunos, visando um melhor preparo para o mercado de desenvolvimento de software. Pôde-se constatar, ainda, que a utilização de elementos da gamificação para o ensino de testes ágeis foi eficiente, pelo fato de que os alunos participantes dedicaram-se mais às tarefas e foram participativos em todos os diferentes tipos de aulas ministradas.

Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Externo ao Programa - 325940 - ALFREDO BRAGA FURTADO
Notícia cadastrada em: 05/10/2017 11:00