Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CEZAR COSTA FURTADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO CEZAR COSTA FURTADO
DATA: 21/11/2017
HORA: 14:00
LOCAL: FC-01
TÍTULO:

UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Controle estatístico de processos; Engenharia de software; Educação na engenharia de software; Melhoria de processos de software; Qualidade de Software.


PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Um processo considerado sob controle estatístico deve ser estável e repetível. A importância do Controle Estatístico de Processos (CEP) para a indústria de software cresceu nos últimos anos, muito devido ao uso de modelos de qualidade. Para entender a importância do CEP para a indústria de software, um survey foi aplicado para engenheiros de software. Como resultado, foi possível identificar uma falta de alinhamento entre as necessidades da indústria e o que é ensinado na academia. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo propor um abordagem de ensino para o CEP, onde o processo de ensino-aprendizagem é centrado no aluno. A metodologia é composta pela leitura de relatos de experiência, PBL, discussão de casos práticos, uso de jogos, projetos práticos e reflexões sobre o conteúdo aprendido. Um experimento foi executado para avaliar o efeito na aprendizado do Controle Estatístico de Processos , no nível de aplicação, promovido pela abordagem de ensino proposta comparada a aulas expositivas tradicionais em cursos de graduação em Computação. Resultados positivos e estatisticamente relevantes foram obtidos. Como contribuição, este trabalho espera ajudar a fortalecer os vínculos entre a academia e a indústria, provendo profissionais mais adaptados a estas organizações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Externo ao Programa - 327891 - BENEDITO DE JESUS PINHEIRO FERREIRA
Externo ao Programa - 1504719 - RAFAEL OLIVEIRA CHAVES
Externo ao Programa - 2116869 - VIVIANE ALMEIDA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 05/10/2017 11:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1