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Banca de DEFESA: ELZIANE MONTEIRO SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELZIANE MONTEIRO SOARES
DATA: 23/06/2023
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/nrm-fqoz-chb
TÍTULO:

Uma Abordagem Gamificada para a Resolução de Problemas de Melhoria do Processo de Software


PALAVRAS-CHAVES:

Melhoria de Processo de Software, Gamificação, Problemas e dificuldades, Qualidade de Software


PÁGINAS: 268
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO:

A literatura define a Melhoria do Processo de Software (MPS) como a abordagem fundamental para melhorar produtos de software em organizações de desenvolvimento de software. Nesse contexto, estudos relatam diversos problemas e dificuldades que as organizações enfrentam durante as implementações das melhorias. Apesar de haver estudos que abordam os problemas evidenciados nos programas de melhorias, poucos trabalhos ainda buscam identificar práticas no sentido de mitigar os efeitos negativos dos fatores críticos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é propor uma dinâmica de aplicação dos elementos da gamificação em um contexto de MPS. Ressalta-se que a dinâmica pode ser desenvolvida nas organizações (comerciais e acadêmicas) independentemente do modelo ou padrão de melhoria almejado, uma vez que foi elaborado em relação às problemáticas comuns vivenciadas e identificadas no cenário de implementações de MPS.Para a criação da dinâmica foi necessário realizar as etapas de identificação dos problemas de MPS e identificação dos elementos de gamificação, o que possibilitou elaborar dinâmicas de uso dos elementos de gamificação e, posteriormente, contribuiu para a definição da dinâmica que integra todos os elementos gamificados, com o uso inter-relacionado dos elementos da gamificação aos problemas de MPS elencados. A partir disso, ocorreu a aplicação da dinâmica para resolução dos problemas, em um Relato de Experiência, e ao término da aplicação ocorreu a discussão e análise dos dados obtidos. Essa análise foi realizada com o uso de um Framework de avaliação para gamificação em Engenharia de Software, o qual forneceu uma estrutura padrão para o projeto de estudos de avaliação para casos de gamificação, a partir da percepção dos participantes. Os resultados deste trabalho podem ser considerados significativos, uma vez que os resultados esperados com a aplicação dos elementos aos problemas foram favoráveis para tratar ou minimizar os problemas vivenciados no contexto de MPS.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA
Externo à Instituição - FABRÍCIO WICKEY DA SILVA GARCIA
Externo à Instituição - ISAAC SOUZA ELGRABLY
Externo à Instituição - LENNON SALES FURTADO
Notícia cadastrada em: 02/06/2023 10:05
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