Notícias

Banca de DEFESA: ANTONILSON DA SILVA ALCANTARA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONILSON DA SILVA ALCANTARA
DATA: 30/06/2023
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/cqu-kdzy-mha
TÍTULO:

UMA ABORDAGEM BASEADA EM GAMIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação, Ensino Aprendizado, Abordagens Pedagógicas, Gestão do Conhecimento


PÁGINAS: 258
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO:

Apesar da grande notoriedade que o conhecimento adquiriu, muitas organizações ainda não sabem como gerenciá-lo, pois esse novo conceito tem causado mudanças significativas nos processos organizacionais, com novos desafios e barreiras a serem superadas. Cabe também a escola acompanhar essas mudanças, ou seja, precisa reinventar-se para melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e formar seus alunos. Portanto, os debates sobre como a escola está lidando com essas mudanças, bem como a efetivação das práticas pedagógicas, devem ser constantes. O número de métodos alternativos de ensino que estão sendo explorados no ensino de Tecnologia da Informação (TI) estão aumentando na tentativa de enfrentar os desafios pedagógicos contemporâneos. Assim, este trabalho visa adaptar uma gamificação para atender os aspectos das principais abordagens pedagógicas, selecionadas em trabalho anterior, visando aprimorar a abordagem gamificada para a resolução de problemas no âmbito do curso de Computação. Para isso, foi feita uma adaptação no fluxo de uma gamificação cujas principais características são estimular o processo de geração, disseminação, captura, absorção e socialização do conhecimento, contemplando os personagens principais do processo de Gestão do Conhecimento, como os geradores de conhecimento e o especialista. Dessa forma, cada etapa foi detalhada com base nos seguintes critérios: "atendimento aos aspectos das abordagens pedagógicas", onde é apresentado o motivo da adoção deste item, as alterações realizadas nas etapas e acréscimos ao fluxo de gamificação, além de apontar os problemas e como eles são abordados nessa proposta; "como será realizada essa etapa", onde é detalhada a execução da gamificação, com os papéis de cada participante e suas atribuições, e as regras de cada etapa do fluxo (regras de pontuação, bônus, objetivos a serem alcançados, modos de jogo, etc.), e as ações práticas realizadas para atender os aspectos das abordagens pedagógicas utilizadas nessa etapa; e "os instrumentos a serem utilizados", onde descrevemos os produtos de trabalho utilizados na dinâmica e o guia para sua utilização. Ao final dessas etapas, foi elaborado o plano de execução da gamificação, que foi submetido à avaliação de outros especialistas em gestão do conhecimento e gamificação, a partir da técnica de revisão por pares, a fim de se ter diferentes visões sobre o objeto analisado, resultando em sugestões para melhorias ao final do processo. Após esta etapa deu-se início a aplicação da proposta de gamificação, por meio de um Estudo de Caso em um Laboratório de Qualidade de Software, conforme planejamento elaborado nas etapas anteriores. Os resultados foram analisados de duas formas: qualitativa, onde foram aplicadas a Computação Afetiva, a Análise das Medalhas conquistadas, e a Análise SWOT; e, Quantitativa, onde foram analisados a Planilha de Gamificação e o Questionário Pós Gamificação, respondido pelos participantes ao final da dinâmica. Assim, este trabalho contribui ao apresentar uma abordagem gamificada para o ensino-aprendizagem da gestão do conhecimento a partir da adoção de diferentes recursos incluídos nas abordagens pedagógicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo à Instituição - FABRÍCIO WICKEY DA SILVA GARCIA
Externo à Instituição - ISAAC SOUZA ELGRABLY
Externo à Instituição - LENNON SALES FURTADO
Externo à Instituição - ROBERTO YURI DA SILVA FRANCO
Notícia cadastrada em: 02/06/2023 10:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1