Banca de QUALIFICAÇÃO: EMILY STEFANY DOS SANTOS DE SOUZA

DISCENTE: EMILY STEFANY DOS SANTOS DE SOUZA
DATA: 04/04/2023
LOCAL: On-line - https://meet.google.com/edy-ooxh-eto

Sistema Tutor Inteligente para auxiliar pessoas com Deficiência Visual no processo de ensino-aprendizagem de gráficos de dados

Deficiente Visual; Gráfico de Dados; Objetos de Aprendizagem; Sistema Tutor Inteligente.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Em decorrência dos importantes acontecimentos do mundo globalizado, um novo cenário está sendo criado, o que possibilita a implementação de importantes mudanças no contexto educacional, como o uso de novas tecnologias no ensino e aprendizagem. Com o auxílio dessas mudanças e conquistas, a educação especial nas escolas pode ser repensada e adaptada aos novos tempos, quando passamos a utilizar os recursos técnicos atualmente disponíveis em forma de aliados no aprendizado de pessoas com deficiência. Diante dessa situação, este projeto de dissertação tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o uso de um STI (Sistema Tutor Inteligente) para auxiliar pessoas com Deficiência Visual no processo de ensino-aprendizagem de gráficos de dados, visando contribuir para o desenvolvimento no âmbito de conceitos matemáticos intimamente relacionados à visão e ao tato, usando o modelo de STI que abstraia gráficos de dados para uma melhor aprendizagem dos alunos com deficiência visual. Com isso, no modelo proposto, além dos materiais de aprendizagem registrados pelo usuário, são sugeridos automaticamente materiais de aprendizagem disponíveis em repositórios de objetos de aprendizagem, plataformas de conteúdo e rastreadores da web. Para identificar lacunas de conhecimento dos alunos, são realizados testes de nivelamento na disciplina específica trabalhada do projeto. Com base nessas necessidades específicas, a disciplina e materiais de estudo são ministrados de forma adequada. O ambiente de pesquisa será baseado na coleta de dados dos chamados espaços naturais, e terá como foco as formas descritivas e os processos de aplicação da pesquisa. O modelo a ser desenvolvido para aplicação desta pesquisa será um modelo inteligente de aprendizagem que possa auxiliar os alunos com deficiência visual, integrando soluções para recomendar tópicos de estudo e materiais educacionais - sejam Objetos de Aprendizagem (OAs), vídeos ou páginas na web - de forma adaptada às necessidades individuais do aluno. Para avaliar o modelo proposto serão realizados diversos testes no ambiente desenvolvido quanto a sua aplicabilidade, qualidade das recomendações e principalmente seu impacto no aprendizado do aluno com deficiência visual.

Presidente - 2378314 - JEFFERSON MAGALHAES DE MORAIS
Interno - 2659210 - NELSON CRUZ SAMPAIO NETO
Externo ao Programa - 1768614 - MARCOS CESAR DA ROCHA SERUFFO
Notícia cadastrada em: 27/03/2023 10:21