Banca de DEFESA: ELIELTON DA COSTA CARVALHO

DISCENTE: ELIELTON DA COSTA CARVALHO
DATA: 18/01/2023
LOCAL: https://meet.google.com/yat-uhpw-djc

Abordagens para Apoiar o Gerenciamento de Projetos de Software no Contexto Ágil: Uma Pesquisa Exploratória e Descritiva

Gerência de Projetos de Software; Desenvolvimento Ágil; Abordagens de Gerenciamento de Projetos de Software.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

A competição no mercado é acirrada, as mudanças são cada vez mais rápidas e o desenvolvimento tecnológico é constante. Nesse contexto, o gerenciamento de projetos é inevitável, pois há uma necessidade de obter melhorias contínuas por meio de diferentes tipos de projetos. No entanto, gerenciar projetos não é uma tarefa trivial, tendo em vista a multiplicidade de fatores que precisam ser levados em consideração, principalmente no contexto de desenvolvimento ágil de software, onde as mudanças são ainda mais rápidas e frequentes. Com isso, as abordagens de gerenciamento de projetos se tornaram indispensáveis no dia a dia das equipes de desenvolvimento ágil de software e ao longo do tempo passaram por mudanças e evoluções que as deram ainda mais relevância e destaque nesse contexto. No entanto, essas mudanças, com o decorrer do tempo, trouxeram desafios para as organizações ao escolherem a abordagem mais adequada para os objetivos e necessidades do projeto. Por isso, é fundamental conhecer abordagens eficientes de gestão que ajudem as organizações a se anteciparem e terem resultados cada vez mais satisfatórios frente à concorrência. Vários estudos foram realizados com o intuito de demonstrar o quão é relevante para a indústria de desenvolvimento ágil de software um gerenciamento bem feito e como as abordagens podem auxiliar nesse processo. Porém, embora os estudos se concentrem em apresentar o desenvolvimento de novas abordagens de gerenciamento de projetos ou a avaliação das que já existem, não foi verificado um estudo que reúna de forma ampla essas abordagens, incluindo características como: pontos fortes, limitações e onde essas abordagens são aplicadas no gerenciamento de projetos de software dentro do contexto ágil. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar quais são as abordagens de gerenciamento de projetos usadas no desenvolvimento ágil de software. Para atingir o objetivo desta pesquisa, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, mediante  a condução de um Mapeamento Sistemático da Literatura, seguido de um Survey e, ao final, foi desenvolvido um catálogo com as abordagens identificadas na pesquisa. Com isso, espera-se contribuir com o estado da arte, gerentes de projetos e entusiastas na hora de selecionar uma abordagem que melhor se adeque às suas necessidades diárias.

Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA
Externo à Instituição - ISAAC SOUZA ELGRABLY
Notícia cadastrada em: 21/12/2022 13:59