Banca de DEFESA: ANDERSON DOS SANTOS GUERRA

DISCENTE: ANDERSON DOS SANTOS GUERRA
DATA: 18/01/2023
LOCAL: https://meet.google.com/xek-cdrn-ewf

CONES: Um Jogo de RPG como Instrumento de Apoio ao Ensino da Construção de Produto de Software

RPG, Construção de Produto de Software, Ferramenta de Apoio Ao Ensino, Engenharia de Software

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

A Engenharia de software é uma das disciplinas que permite que acadêmicos consigam realizar o desenvolvimento de software. Apesar da sua importância, algumas das dificuldades em relação ao seu ensino incluem identificar formas de aprendizagem que consigam motivar os acadêmicos e fazer com que eles efetivem o conhecimento necessário para ser utilizado na indústria. Com base nisso, este trabalho apresenta um jogo de um role-playing game que pode ser utilizado como ferramenta para auxiliar no ensino da construção de produtos de software. Para a sua elaboração, inicialmente foi realizado um mapeamento sistemático da literatura com o intuito de encontrar os principais tipos de jogos utilizados no ensino de Engenharia de Software e mapear com a taxonomia revisada de Bloom. Posteriormente, foi realizado um estudo do sistema de RPG chamado GURPS Lite, para poder entender os diferentes tipos de regras existentes em um jogo de RPG, após isso o jogo de RPG ConES foi elaborado e, para validar suas mecânicas e dinâmicas, foram realizadas duas avaliações com estudantes de diferentes níveis de experiência na área de Engenharia de Software, onde todos cursavam graduação em Ciência da Computação. As avaliações do protótipo indicaram que as mecânicas elaboradas são satisfatórias e indicaram pontos de correção. Após as alterações necessárias o jogo foi testado em uma de sala de aula com 20 alunos estudantes do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amapá. Como resultado foi possível identificar a eficácia do ConES como ferramenta de apoio, bem como avaliar a sua aplicabilidade em um ambiente de ensino.

Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA
Externo à Instituição - ISAAC SOUZA ELGRABLY
Externo à Instituição - JULIO CEZAR COSTA FURTADO