Notícias

Banca de DEFESA: WANDER WILSON DE LIMA CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANDER WILSON DE LIMA CARDOSO
DATA: 20/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala FC01
TÍTULO:

Uso da Teoria da carga cognitiva na elaboração do conteúdo de uma disciplina de Introdução a Programação


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria da carga cognitiva, fundamentos de programação, algoritmos e programação 


PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO:

A Teoria da Carga Cognitiva (TCC) apresenta diretrizes que tem o objetivo de otimizar o processo de aprendizagem, baseados em pesquisas relacionadas ao funcionamento do cérebro. Estudos revelam que a memória humana é subdividida em memória de trabalho e a de longo prazo. Durante a aprendizagem é a memória de trabalho que processa as novas informações, e esta possui um número limitado de novas informações que podem ser processados durante a aquisição de novos conhecimentos, portanto, torna-se necessário gerenciar o número de novas informações a serem transmitidas ao aprendiz. A teoria da carga cognitiva afirma que a aprendizagem acontece melhor quando os materiais didáticos (quantidade de informação) se alinham com a arquitetura cognitiva humana. Sweller e seus seguidores estudaram o alinhamento simultaneamente da estrutura da informação com a arquitetura cognitiva, desvendando efeitos cognitivos que são associados a novos princípios instrucionais que visam aprimorar o processo de aprendizagem. Considerando o alto índice de retenção de discentes vinculados a disciplinas que abordam estudos sobre algoritmos, verifica-se a necessidade de buscar soluções que busquem facilitar a aprendizagem deste tipo de conteúdo. Este trabalho tem como objetivo otimizar a aprendizagem de algoritmos através do desenvolvimento de materiais didáticos com base na TCC (uma guia de desenvolvimento de algoritmos, uma guia de labortório de programação em Python e um conjunto de slides).   Após desenvolvidos, estes materiais foram aplicados em uma turma real. Como resultados, verificou-se melhora na aprendizagem, refletida na redução das taxas de retenção.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Interno - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Externo ao Programa - 361671 - MARIANNE KOGUT ELIASQUEVICI
Notícia cadastrada em: 15/12/2022 17:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2