Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYRINE DE SOUZA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYRINE DE SOUZA ROCHA
DATA: 16/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: ICEN - FC02
TÍTULO:

Visualização de dados multi-ômicos: uma proposta de critérios de avaliação


PALAVRAS-CHAVES:

Ferramentas de integração multi-ômicas, integração de dados ômicas, visualização de dados multi-ômicas, análise visual de dados multi-ômicas e análise visual de redes biológicas .


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
RESUMO:

Com o rápido avanço da tecnologia os problemas estão cada vez mais complexos e com um grande volume de dados que exigem alto poder de processamento. Esses dados levaram à produção de diferentes tipos de dados biológicos e permitiram a construção de redes extensas com vários tipos de interações entre diversas entidades biológicas. O aumento da quantidade de informação disponível pode gerar alguns problemas na análise e compreensão de dados pela enormidade e heterogeneidade desses dados que ameaçam tornar os problemas que surgem computacionalmente inviáveis. Neste contexto, diversas ferramentas de bioinformática têm sido desenvolvidas, muitas delas sem uma avaliação detalhada e aprofundada tanto de eficiência como de utilidade no suporte às necessidades dos usuários. Contudo, há relativamente muito o que se questionar sobre essas ferramentas e como seria a melhor forma de promover sua utilização eficiente. Deste modo, esta dissertação procura demonstrar a importância da visualização da informação sobre um grande volume de dados e, desta forma, apoiar os sistemas com foco em dados multi-ômicos sugerindo critérios de avaliação para o desenvolvimento de novas ferramentas ou melhorias utilizando visualização de dados, usabilidade e interatividade como princípio avaliativo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3085240 - VINICIUS AUGUSTO CARVALHO DE ABREU
Interno - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Externo ao Programa - 2324982 - REGIANE SILVA KAWASAKI FRANCES
Notícia cadastrada em: 24/11/2022 19:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1