Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA LOPES ABREU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA LOPES ABREU
DATA: 22/11/2022
HORA: 17:00
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/jtb-kqqp-aqg
TÍTULO:

Construção de uma aceleradora para projetos intraempreendedores inovadores em uma empresa de tecnologia


PALAVRAS-CHAVES:

inovação; desenvolvimento de software; estudo de caso; aceleradora; intraempreendedorismo


PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Dentro de um mercado com constantes mudanças, a inovação é considerada um fator determinante para organizações que desejam aumentar sua vantagem competitiva e seu desempenho. Porém, apesar de haver consciência da importância da inovação, organizações estabelecidas encontram dificuldades em manter uma cultura de inovação contínua (Selig et al, 2018a). Em contrapartida, as startups geralmente são vistas como catalisadoras de inovação oferecendo novos produtos, novos modelos de negócios de forma ágil e com tecnologia de ponta (Edison et al, 2018). É nesse contexto que a parceria entre organizações estabelecidas e startups pode ser uma via de mão dupla trazendo vantagens para ambas. Esta parceria pode ser feita de várias formas, sendo uma delas as aceleradoras corporativas.

As aceleradoras corporativas internas visam o fomento da inovação por meio do intraempreendedorismo tal que empresa e startup possam desenvolver juntas novos negócios inovadores (Selig et al, 2018a). No entanto, esse tipo de aceleradora ainda carece de estudos principalmente na área de software (Kemell et al, 2020).

Esta pesquisa visa desenvolver, aplicar e avaliar um processo de aceleração para projetos intraempreendedores. Este processo tem o intuito de favorecer o processo de desenvolvimento de inovações em organizações estabelecidas. Este estudo será desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação (Thiollent, 1986) a ser realizada em conjunto com uma empresa brasileira de desenvolvimento de software. Neste estudo será estruturado o processo de aceleração interno desta empresa, desde a etapa de seleção dos participantes até a conclusão da etapa de aceleração onde serão ministradas as mentorias e atividades de co-criação. Para a estruturação desse processo foi realizada uma pesquisa na literatura por meio da técnica snowballing, entrevistas com a alta gerência da empresa e será realizada uma reunião com todos os participantes do ciclo para avaliação do processo.

Os resultados deste estudo pretendem identificar quais os pontos positivos e as barreiras enfrentadas no desenvolvimento e aplicação de um processo de aceleração para startups corporativas internas. A partir desta identificação, pretende-se sugerir um conjunto de recomendações práticas para essas iniciativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1257623 - CLEIDSON RONALD BOTELHO DE SOUZA
Interno - 2153544 - ANTONIO JORGE GOMES ABELEM
Externo ao Programa - 1224877 - RODRIGO QUITES REIS
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 11:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1