Banca de QUALIFICAÇÃO: HELDER DANIEL DE AZEVEDO DIAS

DISCENTE: HELDER DANIEL DE AZEVEDO DIAS
DATA: 21/10/2022
LOCAL: Virtual

Uma Proposta de Reutilização de Computadores para uma Inclusão Sustentável da Computação de Alto Desempenho nos cursos Técnicos em Informática: Um Estudo de Caso Aplicado no IFPA - Campus Abaetetuba.

TI Verde, Computação de Alto Desempenho, Curso Técnico em Informática, Processo de Ensino-Aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

A área de Tecnologias da Informação (TI) é responsável por uma grande parcela da poluição mundial, como a emissão de CO2, o descarte de lixo tóxico, entre outros. Com a chegada da Indústria 4.0 o descarte de equipamentos de TI tende a crescer e o profissional desta área deverá, também, assumir a tarefa de gerir e/ou evitar esses impactos.
Neste sentido, o reaproveitamento de equipamentos de TI usados para aplicação em áreas como Computação de Alto Desempenho (CAD) é uma tarefa altamente viável, principalmente em locais onde há uma carência de recursos para a aquisição de novos equipamentos, como por exemplo, nas instituições de ensino públicas. Essas instituições acabam deixando, muitas vezes, de incluir determinados conteúdos práticos por falta de equipamentos próprios para o ensino de disciplinas que surgem como inovações ou consolidações tecnológicas. E quando se trata de ensino técnico, essas inovações demoram ainda mais para serem incluídas nas matrizes curriculares. Levantar o debate para a atualização e inserção de inovações tecnológicas nos cursos técnicos em Informática é necessário, tanto para incentivar os alunos, como para manter o interesse deles até o final do curso. Este trabalho tem como objetivo, não apenas levantar a discussão dos conceitos de TI verde e da inserção das inovações tecnológicas nas matrizes curriculares dos cursos técnicos de Informática, mas também, incentivar a reutilização de computadores que seriam descartados para a montagem de arquiteturas de alto desempenho com o propósito de serem aplicados no processo de ensino e aprendizagem dos cursos técnicos em Informática, inicialmente do IFPA - Campus Abaetetuba. Onde, após a realização de uma pesquisa entre os alunos e os professores dos cursos de Informática, verificou-se que 62,2\% relataram que gostariam que o campus possuísse um equipamento desta natureza, e que 57,8\% dos que responderam aos questionários falaram que esse tipo de arquitetura traria benefícios para o processo de ensino-aprendizagem dos cursos.

Presidente - 1808111 - JOSIVALDO DE SOUZA ARAUJO
Interno - 1738946 - FABIOLA PANTOJA OLIVEIRA ARAUJO
Externo ao Programa - 2324982 - REGIANE SILVA KAWASAKI FRANCES
Notícia cadastrada em: 03/10/2022 11:14