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Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR ERNESTO FERREIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR ERNESTO FERREIRA COSTA
DATA: 11/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/xrj-hkwd-ypm
TÍTULO:

UM PROGRAMA DE ESTUDO BASEADO EM METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TESTE EXPLORATÓRIO DE SOFTWARE


PALAVRAS-CHAVES:

Testes Exploratório de Software; Teste de Software; Educação na Engenharia de Software; Qualidade de Software


PÁGINAS: 163
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

A necessidade de entrega rápida dos produtos e serviços provocou um crescimento no processo de desenvolvimento de software mais ágil. Consequentemente, novas abordagens de teste, consideradas ágeis na literatura especializada, têm se tornado protagonistas na indústria para que os produtos e serviços sejam oferecidos com qualidade à medida que ocorrem seu desenvolvimento. Nesse contexto, o uso de Teste Exploratório (TE) tem sido bastante difundido na indústria, pelo menos nos últimos 3 anos, conforme observado no relatório denominado State of Testing em 2021 e no estudo realizado por Elgrably e Oliveira (2020), onde os consultores credenciados pelo MPT.Br mencionaram que esta abordagem de teste tem sido a mais sugerida de ser utilizada nos processos ágeis das empresas. Entretanto, nota-se que o teste exploratório ainda é mal compreendido ou não conhecido na sua forma estruturada, conforme foi possível ser observado por Pfhal et al. (2014), que profissionais não conseguiram definir o conceito de teste exploratório nem mesmo descrever como utilizá-lo de forma estruturada com apoio de charter e outras técnicas que permitam tal estruturação. Em corroboração a isso, foi possível detectar em uma revisão da literatura realizada pelo autor trabalhos em direção ao uso de teste exploratório automatizado, onde direcionam seus esforços somente à execução do teste exploratório, resumindo à exploração randômica dos fluxos pré-identificados em modelo. Dessa maneira,  pressupõe-se que o teste exploratório pode estar sendo utilizado sempre na forma free style (técnica informal, sem documentação), conforme é percebido no conceito presente no SWEBOK. Por esses e outros motivos, este trabalho objetiva apresentar uma proposta de abordagem de ensino de teste exploratório que consiga empregar tal abordagem de teste numa maneira sistemática para atender, principalmente, as necessidades das atividades de gerenciamento do processo de teste utilizando tal abordagem, bem como proporcionar ao aluno a obtenção de habilidades realistas e alinhadas às demandas da indústria de software. Nessas circunstâncias, este trabalho inclui também a descrição de um plano de ensino a ser aplicado envolvendo o uso de metodologias ativas por meio de  tecnologias digitais para prover ao aluno o protagonismo desse processo de ensino e aprendizado. Como contribuição, este trabalho espera ajudar a fortalecer os vínculos entre as universidades e a indústria de software a partir da proposta de ensino de teste exploratório, almejando criar profissionais mais adaptados a estas organizações. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA
Externo à Instituição - FABRÍCIO WICKEY DA SILVA GARCIA
Externo à Instituição - LENNON SALES FURTADO
Externo à Instituição - ROBERTO YURI DA SILVA FRANCO
Notícia cadastrada em: 13/07/2022 09:12
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