Banca de DEFESA: ADRIANNE VERAS DE ALMEIDA

DISCENTE: ADRIANNE VERAS DE ALMEIDA
DATA: 11/07/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/fabiola-pantoja-oliveira-araujo

Introdução ao Pensamento Computacional na Educação Básica: Formação Inicial Docente Utilizando uma Ferramenta Educacional Chatbot com Inteligência Artificial

Pensamento Computacional, Formação de Professor, Educação Básica, Chatbot, Inteligência Artificial.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

De acordo com as diretrizes da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), os fundamentos da Computação são base para o Pensamento Computacional (PC), o qual tem por objetivo desenvolver uma série de habilidades tais como o pensamento crítico, criatividade, adaptabilidade entre outras. Como também, pode ser aplicado para resolver problemas em diversas áreas de conhecimentos, o que torna uma habilidade essencial na formação dos profissionais de todas as áreas. Sob este contexto, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de uma formação inicial online, realizada com professores de matemática e computação/informática na educação básica no Brasil, que desejem incorporar temas relacionados ao PC às suas atividades didáticas desenvolvendo habilidades para resolução de problemas. Com isso, essa formação uniu as metodologias da aprendizagem baseada em computação des(plugada), jogos digitais e programação em bloco. Além disso, foi desenvolvido e utilizado um chatbot com técnicas de Inteligência Artificial (IA) e Processamento de Linguagem Natural (PLN) para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do PC. Os resultados preliminares, indicaram que os professores adotaram novas estratégias no seu ambiente de trabalho, elaborando e aplicando práticas educativas integradas à temática em escolas da rede de ensino. Sendo assim, a formação foi validada pelos participantes e se mostrou relevante para ser inserido em formações maiores no contexto da educação básica. Portanto, espera-se contribuir para que redes de ensino e escolas reestruturarem seus currículos, visando a integração do PC nas disciplinas do ensino básico, de acordo com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Presidente - 1738946 - FABIOLA PANTOJA OLIVEIRA ARAUJO
Externo ao Programa - 327891 - BENEDITO DE JESUS PINHEIRO FERREIRA
Externo à Instituição - ALBANO DE GOES SOUZA
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 11:49