Banca de DEFESA: ROBERTO BARBOSA DE ALMEIDA JUNIOR

DISCENTE: ROBERTO BARBOSA DE ALMEIDA JUNIOR
DATA: 11/07/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/josivaldo-de-souza-araujo

Identificação de Metodologias de Ensino-Aprendizagem na Programação Paralela com Placas Gráficas: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Ensino-Aprendizagem, Programação Paralela, Placas Gráficas, Computação de Alto Desempenho.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

A Computação de Alto Desempenho (CAD) é hoje uma realidade nos grandes centros de pesquisa, pois ajuda na solução de problemas complexos que necessitam de um elevado poder de processamento. Com o avanço da tecnologia, esses sistemas passaram a utilizar uma forma híbrida de processar, ou seja, passaram a ser formados tanto por processadores multicores quanto por placas gráficas, onde o número de núcleos disponíveis para processamento pode chegar a algumas centenas. No entanto, nem sempre a pesquisa e o ensino caminham no mesmo compasso, isso porque, apesar do ensino da programação paralela já ser uma realidade na maioria dos cursos de graduação em Computação no Brasil, o uso das placas gráficas neste processo de ensino-aprendizagem, ainda se mostra como um objetivo a ser alcançado. Isso talvez, possa ser explicado, pela especificidade da tecnologia que requer arquiteturas e softwares próprios, mas principalmente, também, pela necessidade de profissionais capacitados que sejam capazes de definir metodologias que possam ser ao mesmo tempo, motivadoras e facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem. Isso irá permitir com que os alunos possam adquirir as competências e as habilidades necessárias para a sua formação, mas também, irá despertar o interesse pela área, contribuindo para a formação de uma mão-de-obra qualificada e necessária. Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de identificar abordagens no processo de ensino-aprendizagem da Programação Paralela, porém, especificamente, utilizando placas gráficas, afim de identificar metodologias que estejam sendo utilizadas no ensino deste eixo de formação da Computação. Para a RSL, foram selecionadas inicialmente 34 fontes, entre bases nacionais e internacionais, dentro das áreas de Computação de Alto Desempenho e Programação Paralela. Em seguida, essa pesquisa foi expandida para bases como ACM, IEEE, Science Direct, EI Compendex, ISI e Scopus. A pesquisa retornou 867 estudos, sendo que destes, apenas 5 trabalhos foram selecionados após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, demonstrando, dessa forma, uma limitação de produções acadêmicas no tema proposto.

Presidente - 1808111 - JOSIVALDO DE SOUZA ARAUJO
Interno - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3088325 - MARCOS TULIO AMARIS GONZALEZ
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 11:26