Notícias

Banca de DEFESA: FABRÍCIO WICKEY DA SILVA GARCIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRÍCIO WICKEY DA SILVA GARCIA
DATA: 30/05/2022
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/dsc-kgbc-cwd
TÍTULO:

Uma Abordagem para o Ensino de Algoritmos usando Metodologias Ativas em Cursos Superiores de Computação


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias Ativas, Plano de Ensino, Algoritmos


PÁGINAS: 211
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

O ensino de algoritmos vem se mostrando bastante desafiador nos últimos anos. A disciplina de algoritmos fornece uma base para todas as disciplinas subsequentes de programação em um curso de graduação. Os conteúdos relacionados à programação são considerados complexos e de difícil entendimento, o que acaba gerando elevadas taxas de reprovação nas disciplinas e, consequentemente, pode influenciar no aumento do índice de evasão nos cursos da área de computação. Diante disso, torna-se de grande importância explorar novas formas de intervenção pedagógica na sala de aula, como as metodologias ativas que vêm gerando resultados promissores, como a melhoria nas taxas de aprovação nas disciplinas de algoritmos ou equivalentes. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma forma de intervenção que foi incorporada a um plano de ensino voltado para a disciplina de algoritmos, elaborado com base em seis metodologias ativas: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Coding Dojo, Gamificação, Aprendizagem Baseado em Problema, Sala de Aula Invertida e Jogos Sérios; detalhando as etapas de elaboração do plano de ensino, assim como a avaliação técnica do material desenvolvido por meio de revisão por pares, que contou com a participação de especialistas no ensino de algoritmos e no uso de metodologias ativas. Como resultados, tem-se um plano de ensino que é inteiramente estruturado a partir de metodologias ativas, o qual é composto por 17 aulas teóricas e práticas, distribuídas em 5 módulos, sendo baseado em referenciais de curriculum, como a Sociedade Brasileira de Computação, Association for Computing Machinery e Institute of Electrical and Electronic Engineers. Além disso, dois estudos de caso foram executados, sendo: o primeiro para avaliar a aplicabilidade da proposta e seus efeitos a partir do ponto de vista dos alunos; e o segundo objetivando avaliar a efetividade da abordagem proposta versus o ensino tradicional, realizando uma análise estatística utilizando a distribuição t de Student bicaudal para amostras independentes, que apresentou ganhos estatísticos significativos ao utilizar a abordagem proposta.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA
Externo à Instituição - JULIO CEZAR COSTA FURTADO
Externo à Instituição - LENNON SALES FURTADO
Externo à Instituição - ROBERTO YURI DA SILVA FRANCO
Notícia cadastrada em: 27/05/2022 10:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2