Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO RIBEIRO DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO RIBEIRO DUARTE
DATA: 03/03/2022
HORA: 10:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/josivaldo-de-souza-araujo
TÍTULO:

Recuperação de Dados Armazenados em Nuvem: Uma Revisão Sistemática da Literatura Aplicada à Forense Computacional


PALAVRAS-CHAVES:

Computação Forense; Armazenamento em Nuvem; Recuperação de Dados; Legislação de Proteção de Dados; Revisão Sistemática da Literatura; Direito Digital.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

O acesso à informação, independentemente da localização, é algo necessário e essencial, assim como, o acesso aos arquivos pessoais através dos dispositivos móveis, que também se tornou algo imprescindível. Para isso, os serviços de armazenamento e processamento em nuvem evoluíram, tornando-se uma tecnologia confiável e em muitos casos, virtualmente ilimitada. Porém, como em todo dispositivo de armazenamento, os dados podem ser deletados de forma proposital ou acidental, havendo, com isso, a necessidade de recuperá-los. As técnicas utilizadas de recuperação de dados nestes dispositivos se mostram quase sempre ineficientes quando aplicadas em dados armazenados na nuvem. Por este motivo, o crescimento exponencial da computação em nuvem passou a ser uma das demandas mais debatidas entre os profissionais da computação forense digital na contemporaneidade, isso porque, trouxe vários desafios, entre eles: a identificação do proprietário de um arquivo deletado, a alocação dinâmica e eficiente da distribuição dos dados, a integridade e a segurança dos dados armazenados são alguns dos novos desafios a serem superados. A recuperação de dados nesses ambientes, além de necessitar de ferramentas especializadas para contribuir na análise, extração e recuperação de dados, pode necessitar, também, do trabalho conjunto de diversos profissionais como: especialistas em direito digital, peritos criminais e profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Esse trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura aplicada à recuperação de dados em servidores na nuvem com o objetivo de identificar e apresentar as abordagens existentes de recuperação de dados em nuvem. Durante a pesquisa foram 3.374 estudos retornados, sendo que apenas 13 trabalhos passaram nos critérios de inclusão e exclusão, onde foram apresentadas as principais ferramentas utilizadas para a recuperação de dados. Além disso, este trabalho descreve, também, as principais vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem, os modelos de implantação, tipos de serviços oferecidos pelos fornecedores e por fim, aborda as legislações brasileiras e internacionais que tratam do contexto deste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1808111 - JOSIVALDO DE SOUZA ARAUJO
Interno - 1738946 - FABIOLA PANTOJA OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 09/02/2022 15:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1