Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIELTON DA COSTA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIELTON DA COSTA CARVALHO
DATA: 15/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/aqi-dncu-zon
TÍTULO:

Percepção sobre o uso de abordagens de gerenciamento de projetos no desenvolvimento ágil de software


PALAVRAS-CHAVES:

Gerência de Projetos, Desenvolvimento Ágil, Percepção


PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Os projetos são ferramentas poderosas para criar valor econômico, fomentar vantagem competitiva e gerar benefícios de negócios para as organizações. O reconhecimento da importância estratégica da gestão de projetos no mundo corporativo está aumentando rapidamente. Uma razão importante para isso pode surgir da forte crença de que o alinhamento entre gerência de projetos e estratégia de negócios pode aumentar significativamente as chances de as organizações atingirem seus objetivos estratégicos, bem como de melhorar o seu desempenho (GOMES; ROMÃO, 2016). 

Kerzner (2013) chama a atenção para a importância da gestão de projetos no desenvolvimento de um planejamento correto, organizado e controlado dos recursos organizacionais a fim de cumprir metas de curto prazo, para cumprir metas específicas ou mesmo objetivos mais amplos. Os benefícios da realização de projetos bem-sucedidos podem ser entregues diretamente da criação de novos produtos e serviços, pela redução de certas despesas operacionais ou mesmo por meio de mudanças nas práticas comuns de trabalho, do redesenho de processos e da atualização de habilidades pessoais e profissionais (WARD; DANIEL, 2006).

A demanda por melhores resultados aumentou nos últimos anos devido à crescente pressão por agilidade nas entregas, redução de custos e flexibilidade de escopo. Essas demandas exigem mudanças nos processos de desenvolvimento de software e nas organizações como um todo, as quais exigem investimentos significativos e são de avaliação complexa (FRANCO; HIRAMA; CARVALHO, 2018). Essa demanda por processos mais ágeis foi a mola propulsora para o surgimento do desenvolvimento ágil de software, que surgiu no final da década de 1990 para lidar com as incertezas dos requisitos dos clientes, a evolução da tecnologia e os ambientes de negócios em constante mudança (MANIFESTO ÁGIL, 2001). 

Existem muitas características do desenvolvimento ágil de software que afetam a tomada de decisão, incluindo sua natureza iterativa e incremental acelerada, suas funções de desenvolvedor orgânicas e flexíveis e sua ênfase na auto-organização (DRURY-GROGAN; CONBOY; ACTON, 2017). Para auxiliar os gerentes de projetos e as equipes a tomarem as melhores decisões, existem uma série de abordagens que oferecem uma ampla gama de funções nas áreas de planejamento de projetos, monitoramento e avaliação contínua da implementação do projeto e avaliação final quando ele for concluído (KOSTALOVA; TETREVOVA; SVEDIK, 2015). 

A literatura tem relatado um número significativo de melhores práticas, softwares, guias, metodologias e padrões para orientar as equipes de desenvolvimento. No entanto, as vezes essas abordagens são muito teóricas e podem não ser relevantes para um determinado ambiente ou organização (MORANDINI et al., 2021). Além disso, por conta dessa diversidade de abordagens, o processo de escolha de qual delas é a mais adequada para um determinado projeto torna-se uma tarefa complexa à medida que novas abordagens vão surgindo. Por tanto, este trabalho tem como objetivo identificar quais são as abordagens de gerenciamento de projetos utilizadas para apoiar o desenvolvimento de software no contexto ágil.

Com o intuito de alcançar o objetivo, será realizado inicialmente uma RSL, a fim de identificar na literatura especializada quais são as abordagens que estão sendo desenvolvidas e utilizadas no contexto ágil de desenvolvimento de software. A partir da RSL, serão extraídos os dados bibliométricos, como: evolução das pesquisas na área ao longo dos anos, países que mais publicam sobre o tema e as instituições de onde esses autores são provenientes. Posteriormente, será realizado um surveycom gerentes de projetos que atuam na indústria de desenvolvimento de software, para verificar se o que foi encontrado na literatura é de fato o que está em uso no dia a dia dos profissionais. 

Os dados obtidos com o surveyserão analisados de forma quantitativa, por meio de estatística descritiva, enquanto que os dados qualitativos serão analisados a partir da GT. Diante do exposto, espera-se que ao final desta pesquisa seja entregue um catálogo contendo todas as abordagens identificadas na literatura e na indústria, contendo suas principais características. Dessa forma, os profissionais de desenvolvimento de software terão disponível um artefato que contribuirá para a tomada de decisão referente a qual (ou quais) abordagem é a mais indicada para seu contexto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA
Externo à Instituição - JULIO CEZAR COSTA FURTADO
Notícia cadastrada em: 02/02/2022 19:02
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2