Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHAUS MORAES LUCAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHAUS MORAES LUCAS
DATA: 22/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DE TINTAS INDUSTRIAIS APLICADAS NA REGIÃO  AMAZÔNICA A PARTIR DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS, MECÂNICAS E DE  DURABILIDADE.


PALAVRAS-CHAVES:

Tintas; Caracterização; Intemperismo; Amazônica; Qualidade.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

No Brasil, o setor industrial de tintas e vernizes está entre os cinco maiores do mercado. A  fabricação de tintas para diversas aplicações, com tecnologia e responsabilidade técnica  iguala aos mais avançados centros mundiais de produção. A durabilidade de uma tinta refere se à resistência ao intemperismo. Para o intemperismo é necessária uma tinta resistente a  intempéries para que no substrato onde será utilizado não ocorra o desbotamento, que pode  ocorrer dentre alguns fatores, devido à incidência de luz solar e fortes chuvas. A região Norte,  com precipitação pluvial elevada, influenciada por linhas de instabilidade apresenta  importante heterogeneidade espacial e sazonal da pluviosidade e possui o maior total pluvial  anual. Mediante essa realidade, será desenvolvida uma tinta comercialmente aplicada na  região amazônica. Na formulação padrão serão feitas variações de cargas minerais (Caulim,  Dolomita e Carbonato De Cálcio Precipitado) e posteriormente serão realizados análises e  ensaios para avaliar o desempenho dessa tinta, comparados com a formulação original, tais  como o poder de cobertura, rendimento, lavabilidade e resistência ao intemperismo. A  metodologia de produção das tintas será de acordo com Castro (2009) utilizando a técnica de  Hare (1974). A caracterização das tintas no estado fresco será realizada através dos ensaios de  Viscosidade, pH, peso específico e poder de cobertura de tinta úmida, enquanto que a  caracterização das tintas no estado edurecido será realizada através dos ensaios de resistência  a abrasão, poder de cobertura de tinta úmida e rendimento teórico, análise térmica por  Termogravimetria, teste de resistência ao intemperismo e Microscopia eletrônica de varredura Nos resultados preliminares, foi observado que as cargas apresentam formas distintas que  podem apresentar características diferentes para cada formulação de tinta. Para a resina  acrílica, observou-se, através de Microscopia eletrônica de varredura, a presença de uma  superfície densa e homogênea, livre de rachaduras, potencializando seu uso na utilização de  tintas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2271397 - ALISSON CLAY RIOS DA SILVA
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO MARTINS FERREIRA
Interno - 2270778 - VERONICA SCARPINI CANDIDO
Notícia cadastrada em: 15/06/2023 07:51
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2