Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARA ELIANE SOARES RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARA ELIANE SOARES RIBEIRO
DATA: 14/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

TRATAMENTOS PÓS-CLAREAMENTO DENTAL COM GÉIS DE ALTA CONCENTRAÇÃO CONTENDO CÁLCIO OU FLUORETO DE SÓDIO INTERFEREM NAS PROPRIEDADES DO ESMALTE?


PALAVRAS-CHAVES:

clareamento dental, esmalte dentário, peróxido de hidrogênio, fluoreto de sódio, dureza, propriedade de superfície, microscopia confocal, resistência de união, MEV.


PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

 

Objetivo: Avaliar a influência do polimento dental e a aplicação tópica do fluoreto neutro pós-clareamento realizado com peróxido de hidrogênio a 35% contendo cálcio (PH 35%), ou com PH a 40% contendo fluoreto (PH40%), sobre a rugosidade superficial (RS), microdureza (MD), perda de superfície, análise de microscopia confocal de varredura a laser, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e a resistência de união adesiva (RUA) ao esmalte dental.

Metodologia: Serão utilizados  303 dentes incisivos bovinos hígidos. Para as leituras de microdureza e rugosidade, análises já realizadas, foram necessários 90 dentes, divididos em 9 grupos (n=10): G1- controle negativo; G2- Clareamento dental com PH35%; G3- Clareamento dental com PH40%; G4- Clareamento dental com PH35%+ polimento dental com pasta diamantada; G5- Clareamento dental com PH40%+ polimento dental com pasta diamantada; G6- Clareamento dental com PH35% + aplicação tópica de fluoreto; G7: Clareamento dental com PH40% + aplicação tópica de fluoreto; G8- Clareamento dental PH35%+ polimento dental com pasta diamantada+ aplicação tópica de flúor; G9- Clareamento dental PH40%+ polimento dental com pasta diamantada+ aplicação tópica de fluoreto. Foram realizadas leituras de RS e MD nos tempos T0 (antes dos tratamentos) e T1 (após tratamentos). Para as análises de perda de superfície (n=12) serão necessários 96 corpos-de-prova (CP). Para resistência de união adesiva e para a análise confocal serão utilizados 108 CP, além de 9 CP  para MEV. Para os dados de rugosidade e  microdureza, após verificação de normalidade pelo teste Shapiro-Wilk, o teste ... foi realizado. Para as demais análises a serem realizadas, caso confirmada também a normalidade dos dados, o teste....

Resultados: A RS diminuiu (p˂0.05) de todos os grupos que receberam polimento dental com exceção do G9 e os demais grupos não apresentaram diferença estatística. A microdureza de todos os grupos diminuiu (p˂0.05), com exceção dos grupos G1 e G5.

Conclusão: A aplicação tópica de fluoreto de sódio neutro não melhorou a microdureza do esmalte independente do gel utilizado, enquanto o polimento dental diminuiu a rugosidade do esmalte independente da aplicação tópica de fluoreto.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 327879 - ELIANE BEMERGUY ALVES
Externo à Instituição - MARIO HONORATO DA SILVA E SOUZA JUNIOR
Interno - 2449380 - ROBERTA SOUZA D ALMEIDA COUTO
Presidente - 1640012 - SANDRO CORDEIRO LORETTO
Notícia cadastrada em: 10/01/2022 08:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2