Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA CRISTINA AVERTANO ROCHA DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA CRISTINA AVERTANO ROCHA DA SILVEIRA
DATA: 15/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO BIOLÓGICO DOS DIFERENTES TIPOS HISTOLÓGICOS DO AMELOBLASTOMA UNICÍSTICO ATRAVÉS DA IMUNOEXPRESSÃO DE PROTEÍNAS ASSOCIADAS À INVASÃO E PROLIFERAÇÃO TUMORAL.


PALAVRAS-CHAVES:

 ameloblastoma; imuno-histoquímica; proliferação celular; invasividade neoplásica.


 
 
 

PÁGINAS: 19
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

O ameloblastoma é um tumor odontogênico benigno, caracterizado por grande invasividade local e altas taxas de recorrência, principalmente em sua forma mais tradicional multicística. Ademais, existe uma variante unicística que pode apresentar-se histopatologicamente de três formas: luminal, intraluminal e mural. Devido à maior agressividade do ameloblastoma, a maioria dos estudos dirige-se a este padrão histológico, e limitada informação está disponível sobre a variante unicística, que apresenta comportamento clínico diferenciado entre suas variantes histológicas, com maior agressividade associada ao subtipo mural. A invasão neoplásica está associada a diversos mecanismos, que envolvem a adesão das células neoplásicas à matriz extracelular (MEC), destruição da MEC, e invasão das células neoplásicas em direção à área degradada. Muitos fatores participam de forma combinada nesse processo, no qual vale ressaltar aqueles associados à microinfiltração tumoral, com os invadopódios, à degradação e remodelação da MEC, pelas metaloproteinases da matriz (MMPs) e inibidores teciduais de metaloproteinases (TIMPs), e à proliferação celular, com os fatores de crescimento. Estudos anteriores demonstraram uma sobrexpressão de proteínas chaves na formação e função dos invadopódios (MT1-MMP, cortactina, TKs-4 e TKs-5), proteínas relacionadas a formação de invadopódios em condições de hipóxia (HIF-1α, notch-1, ADAM12 e HBEGF),   MMPs (MMP-1, MMP-2 e MMP-9), TIMPs (TIMP-1 e TIMP-2), fatores de crescimento (EGF e TGF-α) e marcadores de proliferação de apoptose (Ki-67 e caspase 3) nos ameloblastomas, contudo, ainda não existem estudos capazes de justificar a diferença de comportamento biológico entre os ameloblastomas unicísticos. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é avaliar a imunoexpressão destas proteínas nos 3 subtipos histológicos do ameloblastoma unicístico, para tentar elucidar as diferenças obervadas em seu comportamento clínico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABRICIO PASSADOR SANTOS
Presidente - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Externo ao Programa - 326568 - MARIA SUELI DA SILVA KATAOKA
Interno - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 13/10/2021 10:41
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2