Notícias

Banca de DEFESA: ANGELA BENEDITA DA COSTA E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELA BENEDITA DA COSTA E SILVA
DATA: 26/02/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Hospital Barros Barreto - Auditório do Programa de Pós-gradução em Oncologia e Ciências Medicas
TÍTULO:

"SAÚDE BUCAL NAS SÉRIES INICIAIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM, BRASIL: CARACTERIZAÇÃO DIAGNÓSTICA DA PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM DOCENTES DA REDE"


PALAVRAS-CHAVES:

educador; saúde bucal; educação em saúde bucal. 


PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Odontologia Social e Preventiva
RESUMO:

Objetivo: traçar o perfil profissional do professor, perceber o nível de conhecimento sobre saúde bucal dos mesmos e propagar as práticas de promoção da saúde bucal realizadas por educadores das séries iniciais das escolas públicas da cidade de Belém, Brasil. Metodologia: utilizou-se um questionário estruturado por perguntas objetivas e subjetivas. A amostra de sujeitos/escola foi randomizada e distribuída nas três esferas governamentais de ensino (municipal, estadual e federal). As questões objetivas foram avaliadas com testes estatísticos apropriados. Os dados qualitativos foram interpretados quanto a sua significação através da Análise do Discurso. Resultados: constatou-se em relação ao perfil profissional dos professores prevalência do sexo feminino, especialização como maior titulação, mais de 5 anos de atuação no serviço público e utilização de pouca ou nenhuma tecnologia educacional em saúde bucal. Sobre as principais doenças da boca na infância há predomínio de sujeitos com desconhecimento das causas, os meios de prevenção e o tratamento apropriado. Mesmo não tendo obtido informações sobre o tema na sua formação profissional, os educadores relatam realizar atividades de educação em saúde bucal com seus alunos nas escolas, obtendo conhecimento sobre o tema a partir de livros ou internet.  Além disso, demonstram interesse em receber capacitação e ter acesso a tecnologias educacionais sobre saúde bucal, para que possam complementar as atividades escolares. Conclusão: torna-se imprescindível que se crie laços entre a comunidade odontológica e escolar, provocando uma interação entre eles, capaz de gerar ações para a promoção da saúde bucal.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1713444 - ANA DANIELA SILVA DA SILVEIRA
Presidente - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Externo ao Programa - 2449380 - ROBERTA SOUZA D ALMEIDA COUTO
Notícia cadastrada em: 24/02/2015 14:50
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2