Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA FONSECA DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTA FONSECA DE CASTRO
DATA: 13/08/2021
LOCAL: Plataforma virtual Google meet

AVALIAÇÃO DO CANAL MÉDIO MESIAL POR TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO

Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico; Dente Molar; Endodontia; Estudos Transversais; Prevalência; Revisão Sistemática; Anatomia.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

O objetivo deste estudo é analisar através de uma revisão sistemática da literatura e de um estudo observacional a prevalência da anatomia de primeiros molares inferiores através de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Na primeira etapa deste estudo será realizada uma revisão sistemática da literatura com a seguinte pergunta da pesquisa: Qual a prevalência do canal médio mesiais (MM) em molares inferiores analisados através de tomografias computadorizadas de feixe cônico? O protocolo de execução desta revisão sistemática foi elaborado e registrado em Prospective Register of Systematic Review (PROSPERO). Buscas sem restrição de tempo ou linguagem serão realizadas utilizando a estratégia PECOS nas bases de dados Medline (PubMed), Web of Science, Scopus e Lilacs, Embase, Open Grey e Google Schoolar, bem como uma busca manual nas referências dos estudos selecionados. A seleção dos estudos será realizada em duas fases por dois revisores independentes e a avaliação do risco de viés será realizada através da ferramenta de avaliação crítica do Joanna Briggs Institute (JBI). O desfecho primário será a prevalência de canais MM em pacientes adultos diagnosticados através de TCFC e os desfechos secundários analisados levarão em consideração os fatores associados à presença do canal MM, que serão: gênero, idade, localização geográfica e o tamanho do voxel da imagem obtida através da TCFC. O software Jamovi será utilizado para realizar a análise com nível de significância de 5%. A certeza da evidência relacionada a cada meta análise será determinada usando a ferramenta Grading of Recommendations Assessment, Development, and Evaluation (GRADE). Na segunda fase, será realizado um estudo observacional seguindo as recomendações do “strengthening the reporting of observational studies in epidemiology” (STROBE statement). O estudo será enviado para aprovação do comitê de ética via plataforma Brasil para posterior execução. As imagens de TCFC de 533 pacientes de ambos os sexos serão selecionadas da base de dados de uma subpopulação do Norte do Brasil (Belém-PA, Brasil). A análise das imagens será realizada por um endodontista experiente que será calibrado previamente para análise dos parâmetros estudados que serão: Prevalência do canal MM e prevalência de radix entomolaris e seus fatores relacionados (gênero e idade); A correlação entre a frequência de canais MM não localizados e a condição periapical associada a raiz mesial e a análise anatômica comparativa do dente homólogo. Será realizada uma análise descritiva da prevalência anatômica dos molares inferiores com as frequências absolutas e relativas dos aspectos anatômicos analisados. O odds ratio avaliará a associação de canais MM não tratados e a presença de rarefação óssea periapical. Uma análise de regressão logística múltipla irá avaliar os fatores sociodemográficos relacionados às características anatômicas nos indivíduos analisados. O teste do qui-quadrado fará comparações das características anatômicas bilateralmente. Todas as análises serão realizadas no software SPSS 21.0 com nível de significância de 5%.

Interno - 2346057 - FABRICIO MESQUITA TUJI
Presidente - 2611242 - JULIANA MELO DA SILVA
Externo à Instituição - MARCELA BARAÚNA MAGNO
Interno - 1640163 - PATRICIA DE ALMEIDA RODRIGUES