Notícias

Banca de DEFESA: MOEMA FERREIRA DOS REIS HORTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOEMA FERREIRA DOS REIS HORTA
DATA: 09/02/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Hospital Barros Barreto - Auditório do Programa de Pós-gradução em Oncologia e Ciências Medicas
TÍTULO:

"IMUNOEXPRESSÃO DAS TKs-4 E TKs-5 NO AMELOBLASTOMA".


PALAVRAS-CHAVES:

Ameloblastoma; tumores odontogenicos; tumor odontogenico cistico calcificante; imuno-histoquimica; Proteina TKs-4; Proteína TKs-5; invadopodio.


PÁGINAS: 17
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

 

Objetivos: O ameloblastoma é uma neoplasia odontogênica de grande relevância clínica, que embora raramente sofra transformação maligna, destrói de forma agressiva o tecido ósseo, além de apresentar altas taxas de recorrência. A invasividade local de neoplasias tem sido associada às proteínas TKs-4 e TKs-5 e à presença de invadopódios, que são protrusões que se formam na membrana celular. TKs-4 e TKs-5 participam na formação dessas protrusões que penetram na matriz extracelular e promovem a sua degradação.

Métodos e resultados: Neste estudo, a expressão de TKs-4 e TKs-5 foi avaliada, por imunohistoquímica, em 20 casos de ameloblastoma e 7 casos de tumor odontogênico cístico calcificante (TOCC). Os dois tumores expressaram essas proteínas, no entanto, houve uma maior expressão no ameloblastoma quando comparado ao TOCC (p<0,5). Quando se avaliou a expressão de TKs-4 e TKs-5 em células neoplásicas de ameloblastoma em relação ao estroma desta neoplasia foi encontrada uma diferença estatisticamente significante (p<0,001), sendo mais expressa nas células neoplásicas. Conclusões: Esses resultados indicam um possível papel de TKs-4 e TKs-5 na formação de invadopódios e no comportamento biológico do ameloblastoma.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Externo ao Programa - 326568 - MARIA SUELI DA SILVA KATAOKA
Interno - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 04/02/2015 15:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2