Banca de DEFESA: MELANY CLARISSA GÁMEZ MEDINA

DISCENTE: MELANY CLARISSA GÁMEZ MEDINA
DATA: 26/05/2021
LOCAL: Virtual

O IMPACTO DA CONTENÇÃO ORTODÔNTICA FIXA NA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE BUCAL: UM ESTUDO DE COORTE

Contenções Ortodônticas, Qualidade de Vida, Ortodontia, COVID-19

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Objetivo: avaliar o impacto das contenções ortodônticas na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) a curto e longo prazo após o tratamento ortodôntico. Metodologia: foram analisados dados do QVRSB de 45 pacientes, provenientes de um estudo prévio, que haviam finalizado o tratamento ortodôntico há pelo menos 3 anos do exame inicial (T0) e apresentavam oclusão normal. Os pacientes foram reavaliados quatro anos após o exame inicial (T1) durante a pandemia da COVID-19. A QVRSB foi mensurada através do questionário OHIP-14. O modelo de regressão de Poisson foi utilizado para examinar a associação entre a QVRSB e a presença da contenção ortodôntica fixa nos arcos superior e inferior, e as variáveis sexo, idade em T0, em T1 a autopercepção de alteração na posição dos dentes e da quebra na contenção. A ANOVA para medidas repetidas foi utilizado para avaliar as alterações do OHIP em T0 e T1 entre os grupos, de acordo com a continuidade de uso da contenção. Resultados: em T0, 37.8% (17) dos pacientes estavam sem contenção superior e 11% (5) sem a inferior. Em T0 a presença da contenção superior apresentava um impacto negativo na qualidade de vida (p=0,017). Nenhum paciente estava com a contenção descolada ou fraturada em T0. Em T1, o percentual de pacientes sem contenção aumentou para 51% (n=23) no arco dentário superior e 22% (n=10) no inferior. O OHIP aumentou significativamente de T0 para T1 (p=0,014), porém sem dependência com a presença ou ausência da contenção. Em T1, a fratura ou descolagem da contenção relatada pelo próprio paciente foi a única variável que apresentou um impacto negativo na QVRSB. Conclusão: após a finalização do tratamento ortodôntico, a presença da contenção fixa superior produz um impacto negativo na qualidade de vida do paciente ortodôntico. O impacto da presença da contenção é dirimido a longo prazo. A piora na QVRSB, observada a longo prazo, não está associada à presença da contenção em si, mas da sua descolagem ou fratura. Outra possibilidade é algum efeito da pandemia da COVID-19.

Presidente - 1152830 - ANTONIO DAVID CORREA NORMANDO
Interno - 2611325 - GUSTAVO ANTONIO MARTINS BRANDAO
Externo à Instituição - JOSÉ AUGUSTO MENDES MIGUEL
Notícia cadastrada em: 23/05/2021 21:55