Notícias

Banca de DEFESA: PAULO MECENAS ALVES DE FARIAS JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO MECENAS ALVES DE FARIAS JUNIOR
DATA: 26/05/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Plataforma Zoom meetings
TÍTULO:

IMPACTO DA QUALIDADE DA FINALIZAÇÃO ORTODÔNTICA SOBRE A ESTABILIDADE DO ALINHAMENTO DENTÁRIO ANTERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Ortodontia;estabilidade; finalização ortodôntica; alinhamento dentário anterior.


PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Objetivo: avaliar se a qualidade da finalização ortodôntica do alinhamento dentário influencia a estabilidade da posição dos dentes anteriores a longo prazo. 

Material e método: este estudo retrospectivo avaliou 38 pacientes sem contenção ortodôntica, ao início do tratamento (T0), ao final (T1) e pelo menos 5 anos pós T1 (T2). O alinhamento dentário anterior foi mensurado em modelos de gesso através do índice de Little (IL) nos três momentos. A diferença T2-T1 representou a estabilidade do alinhamento. O impacto na estabilidade do alinhamento foi verificado através de regressão linear múltipla tendo as seguintes variáveis preditoras: IL-T0, IL-T1, diferença da largura intercaninos T1-T0 (LIC T1-T0), idade, sexo, tempo sem contenção e presença dos terceiros molares. Casos bem finalizados (IL<1.5mm) e mal finalizados (IL>1.5mm) foram comparados em T2 através do IL. O erro do método foi analisado através do método de Bland-Altman.  

Resultados: no arco superior,a estabilidade do alinhamento anterior foi inversamente associada à qualidade da finalização (R²=0.378, p<0.001) e à idade em T1 (R²=0.056, p=0.027). As alterações pós-tratamento tornavam os casos finalizados com deficiência semelhantes aos finalizados com excelência (p=0.917). No arco inferior, casos que sofreram aumento na LIC durante o tratamento apresentaram pior estabilidade doa alinhamento (R²=0.109, p=0.034). Nesse arco, casos bem finalizados ainda apresentaram a longo prazo (T2) um melhor alinhamento que os mal finalizados (p=0.011). 

Conclusão: as alterações pós-tratamento do alinhamento ortodôntico anterior possuem diferentes componentes causais entre o arco superior e inferior. Em pacientes sem contenção a qualidade da finalização não garante a estabilidade do alinhamento. No arco superior, as alterações são mais significativas a longo prazo quanto melhor a qualidade do alinhamento ao final do tratamento, enquanto no inferior as alterações não dependem da qualidade da finalização e são mais significativas em pacientes que sofreram expansão durante o tratamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152830 - ANTONIO DAVID CORREA NORMANDO
Externo à Instituição - CÁTIA CARDOSO ABDO QUINTÃO
Externo à Instituição - FRANCISCO AJALMAR MAIA
Externo à Instituição - JOSÉ VALLADARES NETO
Notícia cadastrada em: 21/05/2021 11:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1