Notícias

Banca de DEFESA: EDUARDO LUIS DE SOUZA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO LUIS DE SOUZA CRUZ
DATA: 03/03/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

MODELO PREDICTIVO DO NÚMERO, INTENSIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE CONTATOS OCLUSAIS EM PACIENTES CANDIDATOS À CIRURGIA ORTOGNÁTICA “SURGERY FIRST” - ANÁLISE VIRTUAL. 


PALAVRAS-CHAVES:

Cirurgia Ortognática; Oclusão dentária. 


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
RESUMO:

A Cirurgia Ortognática é um procedimento cirúrgico para reposicionamento das bases ósseas maxilo-mandibulares em pacientes portadores de discrepâncias dento-esqueléticas. A filosofia do Benefício Antecipado ("Surgery First") é uma abordagem que visa diminuir o tempo de tratamento, antecipando a Cirurgia para o momento de condições ortodônticas mínimas para estabilidade oclusal. Nesse contexto, o Planejamento Virtual proporciona melhor previsibilidade dos resultados esqueléticos, sendo a oclusão dentária ainda preditora de estabilidade pós-operatória mesmo em filosofia de benefício antecipado. Este estudo teve como objetivo analisar a distribuição e intensidade dos contatos oclusais em uma amostra de pacientes candidatos à Cirurgia Ortognática "Surgery First". A amostra foi composta por 22 indivíduos submetidos a Cirurgia Ortognática “Surgery First” e foram analisados sexo, idade, etiologia, existência de intervenção ortodôntica, número de dentes, movimentos cirúrgicos, número de contatos totais, por segmento e a intensidade dos contatos. Para isso, prontuários foram revisados e os modelos virtuais finais foram analisados em vista oclusal usando a ferramenta Arch Vertical Collision Map do software Dolphin Imaging. Os contatos localizados no Segmento Posterior Direito são capazes de determinar 51,51% do Número de Contatos Totais (p=0,0003) na maxila e 54% na mandibula (p=0,002); Movimentos Cirúrgicos apresentou potencial influência no Número de Contatos Totais bimaxilares, enquanto que a Etiologia apenas na mandibula; Número de Contatos Totais e a intensidade fraca dos contatos obedece a razão de determinação de 48% (p=0,0005) na maxila e 62% na mandibula (p=0,0001); Etiologia e Intervenção Ortodôntica apresentaram influência similar à da intensidade dos contatos na maxila e mandibula, respectivamente. Houve correlação positiva entre o número de contatos totais e a distribuição deles entre os três segmentos analisados tanto na maxila quanto na mandíbula (p<0,05); A intensidade dos contatos é proporcionalmente menor quanto maior for o número e a distribuição dos contatos, especialmente na mandibula. A chance de intervenção ortodôntica em casos de avanço foi de 15,24%, 48,25% para recuo e acima de 80% para movimentos com giro. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2611325 - GUSTAVO ANTONIO MARTINS BRANDAO
Presidente - 379.918.172-53 - JOSE THIERS CARNEIRO JUNIOR - UFPA
Externo à Instituição - LUCAS RODRIGUES PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 26/02/2021 15:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2