Notícias

Banca de DEFESA: ANA KARLA DA SILVA TABOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KARLA DA SILVA TABOSA
DATA: 11/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Ambiente virtual. sala de reunião Meeting
TÍTULO:

Avaliação entre Placas Bloqueadas e Não Bloqueadas na Fixação da Osteotomia de Le Fort I pelo Método de Elementos Finitos



PALAVRAS-CHAVES:

análise de elementos finitososteotomia Le Fort I; placas pré-dobradas.


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
RESUMO:

ESUMO

 

ObjetivosO objetivo deste estudo é analisar a diferença de estabilidade biomecânica no avanço de maxila pela osteotomia de Le Fort I, entre placas bloqueadas e não bloqueadas através do método de elementos finitos.

Design do estudoAtravés do software SolidWorks (Dassault Systems SolidWorks Corp., Waltham, MA, EUA) foi realizado escaneamento e modelagem de um crânio orbital frontal fabricado em poliuretano, assim como das placas Le Fort bloqueadas e não bloqueadas. Modelos de placas de avanços 2, 4, 6, 8 e 10mm, foram gerados com base nas amostras físicas em titânio puro grau 2. Os parafusos bloqueados e não bloqueados foram modelados em titânio liga. As forças de mordida de 250 N para molares e 125 N para incisivos foram aplicadas como forças verticais estáticas.

Resultados: Os valores relativos de deslocamento e tensão entre os dois segmentos ósseos maxilares aumentaram com o aumento do avanço da maxilla. A distribuição de tensões é melhor distribuída na placa e parafusos utilizando a placa e parafusos bloqueados, além dos valores de tensão máxima de von-Mises também serem mais baixos, oferecendo assim uma estabilidade maior.

ConclusõesO deslocamento relativo entre dois segmentos ósseos maxilares e o estresse (tensão) da miniplaca aumentou conforme os incrementos do avanço maxilar. O deslocamento e estresse das placas, parafusos e maxila utilizando a fixação com sistema bloqueado fornecem uma segurança e eficácia muito superior quando comparada á utilização do sistema não bloqueado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIOGO SOUZA FERREIRA RUBIM DE ASSIS
Interno - 2346057 - FABRICIO MESQUITA TUJI
Presidente - 379.918.172-53 - JOSE THIERS CARNEIRO JUNIOR - UFPA
Notícia cadastrada em: 05/08/2020 15:26
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1