Notícias

Banca de DEFESA: KATHERINE JULISSA PALMA VALLADARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATHERINE JULISSA PALMA VALLADARES
DATA: 21/02/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de aula 01- PPGO-UFPA
TÍTULO:

Expressão imuno-histoquímica das proteínas HIF-1a, p53, BNIP3, Bcl-2, IAP-2, GLUT-1 e Bax e sua correlação com a apoptose ativada por hipóxia no ameloblastoma humano.



PALAVRAS-CHAVES:

ameloblastoma, apoptose, hipóxia, tumores odontogênicos.

ameloblastoma, apoptosis, hypoxia, odontogenic tumors.


PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Objetivo: Os tumores odontogênicos formam um grupo de lesões incomuns na maxila e mandíbula que se originam de alguma aberração do padrão normal de odontogênese. Entre eles, os ameloblastomas (AMB) são provavelmente os mais controversos em termos de seu manejo, devido ao seu comportamento local agressivo, sua alta taxa de recorrência e seu pequeno potencial metastático. Estudos anteriores demonstraram que o Fator 1 alfa Induzido por Hipóxia (HIF-1a) e caspase-3 ativada, um marcador de apoptose irreversível, contribuem para a invasividade tumoral e cistogênese. A hipóxia aumenta os níveis de HIF - 1α, o que desencadeia uma série de vias de sinalização. Uma delas está relacionada à apoptose, com a ativação da caspase-3 participando neste processo. O objetivo deste trabalho é aprofundar o estudo sobre as vias de sinalização ativadas por hipóxia que modulam eventos pró-apoptóticos e anti-apoptóticos. Materiais e métodos: Foram utilizados vinte casos de AMB e dez casos de folículo pericoronário (FP) para analisar a imunoexpressão das proteínas HIF-1a, P53, BNIP3, Bcl-2, IAP-2, GLUT 1 e Bax envolvidos neste processo. Resultados: O AMB e o FP expressaram as proteínas HIF-1a, p53, Glut-1, Bax, BNIP3, IAP-2 e Bcl-2. Essas proteínas apresentaram imunoexpressão significativamente maior no ameloblastoma quando comparadas ao folículo dentário. O HIF-1a mostrou uma forte correlação com as proteínas anti-apoptóticas Glut-1, IAP-2 e Bcl-2, mostrando também uma correlação com o BNIP3 como uma proteína pró-apoptótica. Nível de significância de 5% (p<0.05). Conclusão: Este estudo mostrou que as proteínas moduladas pela hipóxia que participam de eventos pró e anti-apoptóticos são expressas no AMB. A expressão das proteínas pró-apoptóticas podem estar relacionadas à cistogênese como a BNIP3, que mostrou correlação e associação com HIF-1a. As correlações e as associações observadas, indicam que a hipóxia possivelmente está relacionada principalmente aos eventos anti-apoptóticos, o que sugere um papel importante de Bcl-2, IAP-2 e Glut-1, na tumorigênese do ameloblastoma. Relevância clínica: Este estudo contribui para a melhor compreensão da tumorigênese do ameloblastoma e assim desenvolver prognósticos e tratamentos mais assertivos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Externo ao Programa - 326568 - MARIA SUELI DA SILVA KATAOKA
Interno - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 17/02/2020 11:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2