Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIA CAROLINA FERNANDES FAGUNDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALIA CAROLINA FERNANDES FAGUNDES
DATA: 17/10/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do prédio de Ensino do ICB (auditório novo)
TÍTULO:

"Investigação dos efeitos teciduais e bioquímicos em glândulas salivares de ratas expostas cronicamente ao etanol, de forma intensa e episódica (binge), da adolescência a fase adulta"


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Etanol - Glândulas Salivares – Beber em Binge.


PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

RESUMO

O álcool é uma substância psicoativa de alto consumo mundial. No Brasil, seu consumo eventual e intenso (binge) tem aumentado no sexo feminino, especialmente nas mais jovens, em níveis superiores aos índices totais de gêneros, com frequência de consumo de 3 vezes por semana, tornando o álcool um problema de saúde pública emergencial. Alterações morfológicas e funcionais em glândulas salivares, como diminuição do fluxo e modificações na composição salivar, mostram-se presentes ao uso crônico de etanol. Entretanto, as consequências acerca do consumo alcoólico em padrão binge nesse tecido necessitam ser investigadas. O objetivo deste estudo será avaliar o efeito ocasionado por padrão de intoxicação episódica e intensa de etanol, em padrão binge, em glândulas salivares parótida e submandibular de ratas na fase de adolescência a adulto jovem. Ratas fêmeas (n=60) receberão etanol na dose de 3 g/kg/dia (20 p/v) durante três dias consecutivos/semana nos animais do 35º ao 90º dia de vida. Os animais serão divididos em três grupos experimentais, onde serão avaliados em três períodos distintos: após 3 dias consecutivos de administração de EtOH; após 4 semanas e 3 dias consecutivos de administração de EtOH e após 8 semanas e 3 dias consecutivos de administração de EtOH. Concomitantemente, grupos controle serão avaliados nos respectivos períodos anteriormente citados, recebendo apenas água destilada. Posteriormente, nos tecidos glandulares obtidos será realizada análise tecidual, a partir de técnicas morfométricas e imunohistoquímicas. Análises bioquímicas serão realizadas por meio de ensaios para avaliação de estresse oxidativo e ensaio tríplex (luminescência, fluorescência e absorbância) onde se verificará apoptose, viabilidade e morte celular.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2178241 - ANDREA DO SOCORRO CAMPOS DE ARAUJO SOUSA
Presidente - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Externo ao Programa - 2449380 - ROBERTA SOUZA D ALMEIDA COUTO
Externo à Instituição - SENDA SHARONE
Notícia cadastrada em: 14/10/2014 17:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1