Notícias

Banca de DEFESA: SIRLANE RIBEIRO DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIRLANE RIBEIRO DE ANDRADE
DATA: 20/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula 02 do PPGO - Faculdade de Odontologia
TÍTULO:

ESTUDO IN VITRO DOS EFEITOS DO ÓLEO DE ANDIROBA (CARAPA GUIANESIS AULB) SOBRE A EXPRESSÃO DAS PROTEÍNA NF,COX-2 E CD-1 EM CÉLULAS DO CARCINOMA EPIDEMOIDE (CAL-27®)


PALAVRAS-CHAVES:

Carcinoma epidermoide, andiroba, efeito antineoplásico.


PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

O câncer na cavidade oral é o quinto que mais acomete os brasileiros, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O Carcinoma epidermoide oral (CEO) é o tipo de lesão maligna que mais acomete essa região. Nesse contexto, o estudo da fisiopatologia da lesão se faz necessário para que novos fármacos possam ser desenvolvidos com maior eficiência terapêutica e um menor número de reações adversas indesejáveis. Fármacos derivados de plantas têm desempenhado um papel importante no tratamento do câncer. Algumas das mais promissoras e eficazes drogas antineoplásicas surgiram de fontes vegetais, como, por exemplo, paclitaxel, camptotecina, combrestatina, vimblastina e vincristin. Dentre eles, a andiroba (Carapa guianensis), membro da família Meliaceae, usada há séculos por povos indígenas e ribeirinhos da região amazônica, com várias propriedades medicinais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do óleo de andiroba (OA) sobre uma linhagem celular de carcinoma epidermoide oral (CAL-27) utilizando um grupo exposto ao OA (1mg/mL) e um grupo controle (CT), na ausência do óleo. Para isso, foram realizados ensaios de redução de MTT, curva de crescimento celular, ensaio de ferida, ensaio de invasão, imunofluorescência indireta simples e western blot. Após a exposição ao óleo, o ensaio de MTT e a curva de crescimento resultaram em declínio da viabilidade e proliferação celular, respectivamente, em comparação ao CT, nos tempos de 24, 48 e 72 horas. No ensaio de ferida verificou-se maior dimensão da ferida no grupo exposto ao OA após 48 horas. No ensaio de invasão notou-se maior invasão das células do grupo CT em comparação ao grupo exposto. Por imunofluorescência e western blot foi visto diminuição da expressão das proteínas NF-kB e CD-1. Dessa forma, reafirmamos o importante papel das proteínas NF-kB e CD-1 na patogênese do CEO, e os resultados encontrados incentivam mais estudos acerca do potencial antineoplásico do óleo de andiroba.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Externo ao Programa - 326568 - MARIA SUELI DA SILVA KATAOKA
Presidente - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 14/02/2020 10:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2