Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA ARAUJO SMITH

DISCENTE: BRUNA ARAUJO SMITH
DATA: 19/02/2020
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - Instituto de Ciências da Saúde

QUALIDADE DA OBTURAÇÃO DE CIMENTO À BASE DE SILICATO DE CÁLCIO EM CAVIDADES SIMULADAS DE REABSORÇÃO INTERNA

Reabsorção da raiz; Obturação do canal radicular; Microtomografia por Raio-X.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Endodontia

A reabsorção radicular interna representa um desafio na terapêutica endodôntica, devido à dificuldade em promover uma adequada desinfecção, modelagem e obturação da região. O objetivo deste estudo é comparar a qualidade da obturação através do cálculo do volume do material obturador e de áreas de bolhas/espaços vazios em cavidades simuladas de reabsorção interna. Dentes humanos unirradiculares, anatomicamente pareados, serão preparados utilizando instrumentos Reciproc R25. Para simular as cavidades de reabsorção interna, após a instrumentação, as amostras serão seccionadas horizontalmente a 7 mm do ápice. Ao redor da periferia da abertura do canal de cada secção, serão criadas cavidades semicirculares com a utilização de uma broca diamantada esférica nº6, em baixa rotação. Em seguida, as hemi-secções serão reposicionadas com a utilização de cianoacrilato na superfície da dentina ao redor das cavidades. Posteriormente, as amostras serão obturadas com cone único (Reciproc R25), e divididas de forma randomizada de acordo com o tipo de cimento e técnica utilizada: cimento AH Plus sem ativação ultrassônica; AH Plus com ativação ultrassônica do cimento; Bio-C Sealer sem ativação ultrassônica; Bio-C Sealer com ativação ultrassônica do cimento. Os espécimes serão escaneados utilizando o aparelho de micro-CT para avaliar o volume percentual de material obturador, volume de bolhas e volume de espaços vazios em cavidades simuladas de reabsorção interna. Todos os dados serão tabulados e analisados quanto à normalidade, homocedasticidade e posterior escolha do teste estatístico.

Externo à Instituição - EMMANUEL JOAO NOGUEIRA LEAL SILVA
Presidente - 2611242 - JULIANA MELO DA SILVA
Interno - 1640163 - PATRICIA DE ALMEIDA RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 10/02/2020 10:34