Banca de DEFESA: MICAELE MARIA LOPES CASTRO

DISCENTE: MICAELE MARIA LOPES CASTRO
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Auditório Arlindo Pinto - Instituto de Ciências Biológicas

DANOS OXIDATIVOS SISTÊMICOS MODULAM A PERDA ÓSSEA ALVEOLAR EM RATOS ESTRESSADOS CRONICAMENTE

Periodontite experimental, Perda Óssea Alveolar, Estresse Crônico, Ligaduras.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Objetivou-se investigar os efeitos do estresse crônico (EC) sobre a periodontite experimental (PE) em ratos, a partir da análise de parâmetros bioquímicos oxidativos sistêmicos promovidos por EC e/ou PE. Para isso, 28 ratos Wistar foram igualmente divididos em 4 grupos: Controle, PE (induzida por ligadura), EC (modelo de contenção física) e PE+EC (associação dos protocolos experimentais). O período experimental foi de 30 dias, sendo a exposição ao EC todos os dias e a ligadura realizada no 15º dia experimental. Ao término deste período, os animais foram submetidos à análise comportamental, através de testes no campo aberto (CA) e labirinto em cruz elevado (LCE), para avaliar o perfil ansiogênico associado ao EC. Após os testes, os ratos foram eutanasiados para coleta de sangue e mandíbula. Para avaliação bioquímica oxidativa, os níveis de glutationa redutase (GSH), peroxidação lipídica (TBARS) e a concentração de óxido nítrico (NO) nos eritrócitos foram avaliados. Realizou-se mensuração da perda óssea alveolar (POA) por estereomicroscopia. Os parâmetros comportamentais avaliados no CA e LCE indicaram maior atividade ansiogênica nos grupos EC e EC+PE. Observou-se efeito sinérgico do EC sobre PE a partir de desequilíbrio bioquímico oxidativo, caracterizado por diminuição na concentração de GSH, aumento de TBARS e NO no grupo PE+EC quando comparados aos demais, assim como quando avaliado POA. O EC potencializou as alterações induzidas pela PE, resultando maior área de POA, e possivelmente este efeito sinérgico associa-se às vias de estresse oxidativo sistêmico.

Externo ao Programa - 2178370 - DINAIR PAMPLONA DOS SANTOS TEMBRA
Interno - 2346057 - FABRICIO MESQUITA TUJI
Externo à Instituição - LUANNA DE MELO PEREIRA FERNANDES
Presidente - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA