Notícias

Banca de DEFESA: EDSON DE SOUSA BARROS JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON DE SOUSA BARROS JUNIOR
DATA: 28/02/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de aula 01- PPGO-UFPA
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DO CLAREAMENTO PROLONGADO COM PERÓXIDO DE CARBAMIDA 22% NAS CARACTERÍSTICAS SUPERFICIAL, MECÂNICA E ESTRUTURAL DO ESMALTE.


PALAVRAS-CHAVES:

agentes de clareamento de dente, esmalte dental, microscopia, difração de raios-X, teste de dureza, propriedades de superfície.


PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

A técnica de clareamento caseiro é considerada eficaz e segura quando realizada sob a supervisão de um profissional, mas esta técnica depende da direta participação do paciente para obtenção de resultados adequados, e, na busca por dentes cada vez mais claros, é comum o paciente exceder o tempo, a concentração e número de vezes do uso do gel clareador. Este estudo avaliou o efeito do peróxido de carbamida a 22% (PC22), utilizado por um tempo prolongado, associado à bebida isotônica (Gatorade®) e escovação simulada, sobre o esmalte dental. Para tanto, o PC22 foi aplicado diariamente por 1 hora em diferentes tempos (número de dias) de exposição. Foram utilizados 110 dentes incisivos bovinos hígidos. Após confeccionados os corpos de prova, estes foram divididos nos seguintes grupos: G0 (saliva artificial), G1 (clareamento PC22), G2 (clareamento PC22 + bebida isotônica) e G3 (clareamento PC22 + bebida isotônica + escovação simulada); todos avaliados nos tempos T0 (antes de qualquer intervenção), T1 (14 dias após os tratamentos propostos) e T2 (após 28 dias dos tratamentos propostos). Para avaliação das propriedades do esmalte tratado, foram realizadas análises de microdureza, rugosidade superficial, variação de massa, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e energia dispersiva de raios-X (EDS), nos 3 tempos supracitados. Após a confirmação da normalidade dos dados (Teste de Shapiro-Wilk) das análises de microdureza, rugosidade e variação de massa, foi realizada uma Análise de Variância de 2 fatores para medidas repetidas (α=5%). Os dados para análise de EDS se mostraram anormais, logo o teste de eleição foi Kruskal Wallis com pós teste de SNK (α=5%). As médias de rugosidade aumentaram para os grupos G2 e G3 em função do tempo, no grupo G1 não houve diferença estatística em função dos tempos. Em relação a microdureza e variação de massa existiram diferenças estatísticas nas comparações entre os tempos de tratamento para todos os grupos. Em relação à MEV, todos os grupos tratados demonstraram perda da camada aprismática e exposição dos prismas de esmalte, após 14 dias, sendo mais acentuado nos grupos G2 e G3 após 28 dias. Conclui-se que, o clareamento dental, ainda que realizado pelo tempo recomendado pelo fabricante, causou efeitos deletérios ao esmalte dental, sendo mais acentuado nos grupos G2 e G3.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1259040 - JESUINA LAMARTINE NOGUEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - MARIO HONORATO DA SILVA E SOUZA JUNIOR
Presidente - 1640012 - SANDRO CORDEIRO LORETTO
Notícia cadastrada em: 30/01/2020 11:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1